Banner Portal
Pinturas de paisagem agrícola entre os séculos XIX e XX
PDF

Palavras-chave

Fazendas
Pintura de paisagem
Antonio Ferrigno
Séculos XIX e XX

Como Citar

MOYSÉS, Stefanie Clarice Ramos. Pinturas de paisagem agrícola entre os séculos XIX e XX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 221–231, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11711. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11711. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

Neste texto, trazemos para discussão as obras do ciclo do café representadas pelo italiano Antonio Ferrigno (1863-1940), pertencentes ao acervo do Museu Paulista: A Florada, A Colheita, O Terreiro, O Lavadouro, O Beneficiamento e Café. Ao lado de artistas franceses, como Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875), Jean-François Millet (1814-1875) e Charles-François Daubigny (1817-1878), e de italianos, como Silvestro Lega (1826-1895), Odoardo Borrani (1833–1905) e Lorenzo Delleani (1840–1908), exploramos as obras que representam o trabalho agrícola, a fim de entender as possíveis referências de Ferrigno durante a sua produção artística no Brasil (1893-1905).

PDF

Referências

BENINCASA, Vladimir. Fazendas paulistas: arquitetura rural no ciclo cafeeiro. 2008. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008, V. 2.

BIGNARDI, Massimo; FIORILLO, Ada Patrizia. I Pittori di Maiori: Artisti della Costa d’Amalfi tra XIX e XX secolo. Amalfi: Centro di Cultura Amalfitana, 2005.

BROUDE, Norma. The Macchiaioli: Italian Painters of the Nineteenth. New Haven: Yale University Press, 1987.

CENNI, Franco. Italianos no Brasil. 3 ed. São Paulo: EdUSP, 2011.

CHIAVARI, Maria Pace. Vistas das fazendas de café encomendadas ao pintor Facchinetti e utilizadas como propaganda nas exposições do produto. In: Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro. v. 53. p. 77-96. 2020.

DAZZI, Camila Carneiro. Relações Brasil-Itália na arte do segundo oitocentos: estudo sobre Henrique Bernardelli (1880 a 1890). 2006. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

FOCILLON, Henri. La peinture au XIXe siècle. Paris: Flammarion, 1991.

FRASCINA, Francis (et al). Modernidade e Modernismo - Pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.

GIANNELLI, Enrico. Artisti napoletani viventi: pittori, scultori ed architetti. Napoli: Melfi & Joele, 1916.

GUERCIO, Antonio del. La pittura dell'Ottocento. Torino: Unione Tipografico-Editrice Torinese, 1982.

PIANTONI, Gianna; PINGEOT, Anne. Italies: L’art italien à l’épreuve de la modernité, 1880-1910. Paris: RMN, 2001.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Antonio Ferrigno: 100 anos depois. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2005.

TRENTO, Angelo. Do Outro Lado do Atlântico: um século de imigração italiana no Brasil. Livraria Nobel: São Paulo, 1989.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Stefanie Clarice Ramos Moysés