Banner Portal
As paisagens gráficas de Guignard na obra O Homem e a Montanha: o diálogo entre literatura e artes visuais
PDF

Palavras-chave

Alberto da Veiga Guignard
Paisagens gráficas
Arte brasileira

Como Citar

SPINHARDI, Giovana Benedita Cardoso. As paisagens gráficas de Guignard na obra O Homem e a Montanha: o diálogo entre literatura e artes visuais. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 414–427, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11726. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11726. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa desenvolvida no meu mestrado, cujo objeto de estudo é o artista Alberto da Veiga Guignard. Em 1944, contratado pela Livraria Cultura Brasileira, de Belo Horizonte, Guignard elaborou um pequeno número de paisagens gráficas para a obra O Homem e a Montanha, de João Camillo de Oliveira Torres. Através da análise da linguagem gráfica de tais paisagens, buscamos compreender como os desenhos de Guignard concorreram, no âmago do livro e no contexto cultural à época, para a atribuição de um caráter de modernidade ao livro, para a valorização do patrimônio histórico e natural de Minas Gerais, bem como para a inauguração de uma nova visualidade ao país.

PDF

Referências

ANDRADE, Mariza Guerra de. Estudo crítico. In: TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 17-44.

CHARTIER, Roger. (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

FROTA, Lélia Coelho. Guignard: arte e vida. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1997.

GOMES, Angela C. História e historiadores. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. [trad. Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza] - 3. ed., I. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

MARTINEZ, V. A Modernidade do Livro de Arte Brasileiro: A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil na coleção de obras raras da UnB. In: XVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP: Florianópolis, Santa Catarina, 2008, p. 786-795.

MICELI, S. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.

RAMIRO, Luiz. O mestre da montanha, João Camillo de Oliveira Torres. Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 10/08/2020 [online]. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/intelectuais-brasileiros-o-mestre-da-montanha-joao-camilo-de-oliveira-torres/. Acesso em 11 de agosto de 2022.

TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Livraria Cultura Brasileira Ltda., 1944.

TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Giovanna Benedita Cardoso Spinhardi