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O Grupo do Santa Helena e a memória periférica de São Paulo
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Palavras-chave

Grupo do Santa Helena
Periferia
Arrabaldes
Memória
Modernismo

Como Citar

TEIXEIRA JUNIOR, João Carlos. O Grupo do Santa Helena e a memória periférica de São Paulo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 17, p. 452–462, 2023. DOI: 10.20396/eha.17.2023.11733. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/11733. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

Este artigo intenta compreender as representações das paisagens periféricas de São Paulo, pelo Grupo do Santa Helena, como registros poéticos de um recorte espaço-temporal-social, tendo em vista a condição ‘proletária’ destes, e a pertinência de tais representações como memória de uma cidade em expansão, e de um processo de exclusão social que remonta às décadas de 1930 e 40. Para tanto, buscou-se aprofundar as condições objetivas do bairro do Canindé a partir de duas pinturas de santelenistas sobre o local e amparar-se em teóricos seminais como Milton Santos e Casé Angatu, além de uma análise iconográfica baseada no método sugerido por Erwin Panofsky

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