Resumo
O presente artigo discute e analisa a vídeo arte intitulada Tribute du Claude Cahun que foi realizada em 2020 pelu artista porto-alegrense David Ceccon (1992). Minha análise terá um direcionamento de reflexão teórico-conceitual sobre o termo obsceno, como aquilo que está e/ou deve permanecer fora de/da cena. Essa proposta faz parte de um pequeno fragmento da minha pesquisa de mestrado recém iniciada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Referências
CASTRO, Waldirio Oliveira. Entre a reimaginação e a desimaginação: perspectivas queer nas artes contemporâneas cearense. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes. Fortaleza, 2023.
DE SOUSA, Christian Gustavo. Retratos Pornossexualigráficos: as histórias contadas pelas sujeitas de [r] e [s] [x] istências no romper anti-higiênico com o CIS-tema da arte. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 314. 2022.
GAMBI, Henrique do Nascimento. Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun. Tese (doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. 2015.
GONCALVES, Sue. Uma pesquisa obscena: cena sobre a censura e as ressalvas em exposições de Porto Alegre. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Curso de História da Arte, Porto Alegre, BR-RS, 2023.
SANTOS, David Ceccon. Drag Queer Alma Negrot: o corpo como montagem artística. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Curso de Artes Visuais, Porto Alegre/RS, 2017.
SILVEIRA, Paulo. Digressões sobre a exposição Ars Sexualis, seus panos e a persistência do impedimento e da ressalva. In: NOVADVORSKI, Bruno…[et al]. Ars Sexualis: por baixo dos panos. - Porto Alegre: Ars Sexualis, UFRGS, 2022.
OLIVEIRA, Juliana Proenço. Contextos de censura às artes visuais no Brasil: duas aproximações. Arte & Ensaios. Rio de Janeiro, v. 26, nº 40, p. 201-215, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/1131-4529/21628. Acesso em: 10/11/2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Sue Gonçalves
