Resumo
Fausto e Margarida é uma pintura sem datação precisa, executada por Pedro Américo, cujo título faz referência a dois personagens da tragédia O Fausto (1808), de Johann W.V. Goethe. Apesar da estreita ligação da composição pictórica com o tema goethiano, este artigo busca apresentar uma outra possibilidade de leitura da pintura, mantendo a análise iconográfica em constante diálogo com a biografia do pintor. O desenvolvimento deste estudo de caso, por consequência, amplia as discussões sobre a relação entre arte, artista e mundo no Brasil oitocentista.
Referências
BARROS, Francisca Argentina Gois. A arte como princípio educativo: uma nova leitura biográfica de Pedro Américo de Figueiredo e Melo. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2006.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Lisboa: Editorial Teorema, 1982.
CUMMING, Valerie; Cunnington, C. W.; Cunnington, P. E. The Dictionary of Fashion History. Oxford: Berg, 2010.
GOETHE, J.W. Fausto. Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Editora 34, 2004.
HUBERMAN, Georges Didi. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
JURT, Joseph. Flaubert e as artes visuais. In: Alea: estudos neolatinos. Vol.4 N°1. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jan-Jun 2002.
MATTOS, Claudia Valladão. Visão de Hamlet de Pedro Américo: o artista entre o Império e a República. PALHARES, Taisa (org.). Arte brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010. p. 46-59.
MELLO, Celina Maria Moreira. A literatura francesa e a pintura: ensaios críticos. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2004.
MELO, Pedro Américo de Figueiredo. Amor d’esposo. Paraíba: Editora UFPB, 2019.
PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, Ensino e Academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2016.
SILVA, Silvano Alves Bezerra. O pintor-parlamentar Pedro Américo em meio às turbulências da Constituinte de 1891. Maranhão: Cartema-N°3, 2014.
VELHO, Gilberto. Biografia, trajetória e mediação. In. VIANNA, Hermano; KUSCHNIR, Karina; CASTRO, Celso. Um antropólogo na cidade: Ensaios de antropologia urbana Zahar. Edição Kindle.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Raysa Ortiz Blyth
