Resumo
Em 1987, Heloísa Ferraz foi responsável pela curadoria da exposição Arte e Loucura: Limites do Imprevisível no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) com diversas produções artísticas do acervo do então Museu Osório Cesar. No Complexo Hospitalar do Juquery, de forma simultânea, a instituição museológica abriu uma exposição comemorativa de um ano das suas atividades. Ao pegar emprestado o título da mostra, o presente artigo reelabora o subtítulo para refletir sobre os diálogos entre o MAC-USP e o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), aberto pela Prefeitura de Franco da Rocha em 2020, para recuperar o Museu Osório Cesar.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Apresentação. In: FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo. Arte e Loucura: Limites do Imprevisível. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1987. (Catálogo da exposição).
BARBOSA, Ana Mae. Arte e Loucura na política cultural de um museu ou na natureza da arte. Registros de Minha Passagem pela Terra: Arthur Bispo do Rosário. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1990. (Catálogo da exposição).
CABAÑAS, Kaira M. Aprender com a loucura: Modernismo brasileiro e a arte contemporânea global / Kaira M. Cabañas ; tradução Pedro Taam e Flávio Magalhães Taam. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2023.
CESAR, Osório. A expressão artística nos alienados (Contribuição para o estudo dos symbolos na arte). São Paulo: Officinas Graphicas do Hospital do Juqueri, 1929.
CRUZ JUNIOR, Eurípedes Gomes da. Do asilo ao museu: ciência e arte nas coleções da loucura. XVIII, 366 f.: il. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, Rio de Janeiro, 2015.
CUNHA, Maria Clementina Pereira. O Espelho do Mundo - Juquery, a história de um asilo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo. Arte e Loucura: Limites do Imprevisível. São Paulo: Lemos Editorial, 1998.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo. Arte e Loucura: Limites do Imprevisível. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1987. (Catálogo da exposição).
FERRAZ, Heloísa. Arte dos Loucos. Registros de Minha Passagem pela Terra: Arthur Bispo do Rosário. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1990, p. 31. (Catálogo da exposição).
MAGALHÃES, Ana Gonçalves; COSTA, Helouise. Breve história da curadoria de arte em museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–34, 2021.
PRINZHORN, Hans. Bildnerei der Geisteskranken: ein Beitrag zur Psychologie und Psychopathologie der Gestaltung. Berlin: Springer, 1922.
RIBEIRO, Elielton. O Museu de Arte Osório Cesar: Interfaces entre Museologia, História da Arte e Antropologia. 137 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História da Arte). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021.
RIVERA, Tania. Lugares do delírio: Arte e expressão, loucura e política. São Paulo: Editora N-1 Edições e Edições Sesc São Paulo, 2023.
SANTOS, Suzy da Silva. Ecomuseus e Museus Comunitários no Brasil: estudo exploratório de possibilidades museológicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
VARINE, Hugues de. A Respeito da Mesa-Redonda de Santiago do Chile (1972): Apresentação (1995). In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro: documentos selecionados. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Secretaria de Estado da Cultura: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, v. 2, 2010.
VILLAS, Leila. Frágeis limites: No MAC, a exposição do impossível. São Paulo: Jornal da Semana. Veiculada em: 08 de março de 1987.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Elielton Ribeiro Rodrigues
