Resumo
A trajetória do Monumento a Federico García Lorca, localizado na Praça das Guianas, em São Paulo, é um exemplo notório da desordenada relação entre o espaço urbano e os monumentos nele inseridos. Encomendado por imigrantes espanhois em homenagem a um poeta assassinado na Guerra Civil Espanhola, o monumento foi atacado por defensores da ditadura militar brasileira e submetido a realocações espaciais posteriores, até retornar ao seu local de instalação original. Apesar do vasto simbolismo que ele carrega, tanto pelo que motivou a sua encomenda quanto por sua trajetória passada, todos esses detalhes passam hoje despercebidos pelos transeuntes da Praça das Guianas, devido ao abandono a que o monumento está submetido.
Referências
BEIGUELMAN, Giselle. Memória da Amnésia. In: Memória da amnésia: Políticas do esquecimento. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, p. 76-137, 2019.
BERTUCCI, Patricia Morales. Origem e Percurso: arte de intervenção e apropriação da cidade de São Paulo pelos grupos de arte independentes a contrapelo da ditadura. Tese - Dissertação em Artes. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2021.
Catálogo da exposição Flávio de Carvalho - A revolução modernista no Brasil, realizada no Centro Cultural Banco.
Catálogo da 11º Bienal de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, p. 383, 1971. Disponível em https://issuu.com/bienal/docs/name9839c4, acesso em fev. 2025.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In História e Memória. Campinas: Unicamp, 7ª edição, p.525-541, 2003. (1ª edição de 1990)
MARINS, Paulo César Garcez. Arte para o ar livre – esculturas em espaços públicos de São Paulo. In: MAM debate – Jardim de Esculturas 30 anos. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2022.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n.21, p. 89-104, 1998.
Prefeitura da Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Homenagem a Garcia Lorca, por Flávio de Carvalho. Coluna Ladeira da Memória, 09 set. 2010. Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/cultura/w/patrimonio_historico/ladeira_memoria/8266, acesso em fev. 2025.
RODRIGUES, Rita Lages. Novos olhares sobre as esculturas em São Paulo: nus femininos pelas mãos de Charis Brandt. 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Amanda Batista Bento
