Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da Fotorreportagem no Brasil/ A Fotografia na Imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900. Rio de Janeiro: Edições Biblioteca Nacional, 2004.
ARGAN, Giulio Carlo. O valor crítico da estampa de tradução - (in.) Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BANN, Stephen. Distinguished Images. Prints and the Visual Economy in Nineteenth-century France. Yale Press, 2013.
CHIARELLI, Tadeu. As artes visuais na literatura brasileira do século XIX. Pesquisa inédita.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
____________________. (org.). O Design Brasileiro: antes do design. São Paulo: Cosac&Naify, 2005
____________________. Projeto gráfico e meio editorial nas revistas ilustradas do Segundo Reinado (In). KAUSS,Paulo; MALTA, Marize; OLIVEIRA; Cláudia de; VELLOSO, Mônica Pimenta . REVISTAS ILUSTRADAS - Modos de Ler e Ver no Segundo Reinado. Editora Mauad, Rio de Janeiro, 2011.
ELOY, O herói. Palanque. Diário de Noticias, Rio de Janeiro, 1885.
_____________. Palanque. Diário de Noticias, Rio de Janeiro, 1887.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. Introdução à bibliologia brasileira. A imagem gravada. São Paulo: Edusp, 1994.
LAFONT-COUTURIER , Hélène. La maison Goupil ou la notion d'oeuvre originale remise en question. In: Revue de l'Art, 1996, n°112.
LUCA, Tania Regina de Luca. A Ilustração (1884-1892). Circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro. Editora Unesp, São Paulo, 2018.
NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory White Smith. Van Gogh. Companhia das Letras; Edição: 1a, São Paulo, 2012.
SILVA, Frederico Fernando Souza. Arthur Azevedo: o crítico de arte como colecionador/ o colecionador como crítico de arte Tese Doutorado, Universidade de São Paulo ECA-USP, 2016.
VALLE, Arthur. On Active Reception and Parody: Belmiro de Almeida’s “Arrufos” (Lovers’ Quarrel). 2015. Online.
___________. Transnational Dialogues in the Images of A Ilustração, 1884-1892. Online.
ARGAN, Giulio Carlo. O valor crítico da estampa de tradução - (in.) Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BANN, Stephen. Distinguished Images. Prints and the Visual Economy in Nineteenth-century France. Yale Press, 2013.
CHIARELLI, Tadeu. As artes visuais na literatura brasileira do século XIX. Pesquisa inédita.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
____________________. (org.). O Design Brasileiro: antes do design. São Paulo: Cosac&Naify, 2005
____________________. Projeto gráfico e meio editorial nas revistas ilustradas do Segundo Reinado (In). KAUSS,Paulo; MALTA, Marize; OLIVEIRA; Cláudia de; VELLOSO, Mônica Pimenta . REVISTAS ILUSTRADAS - Modos de Ler e Ver no Segundo Reinado. Editora Mauad, Rio de Janeiro, 2011.
ELOY, O herói. Palanque. Diário de Noticias, Rio de Janeiro, 1885.
_____________. Palanque. Diário de Noticias, Rio de Janeiro, 1887.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. Introdução à bibliologia brasileira. A imagem gravada. São Paulo: Edusp, 1994.
LAFONT-COUTURIER , Hélène. La maison Goupil ou la notion d'oeuvre originale remise en question. In: Revue de l'Art, 1996, n°112.
LUCA, Tania Regina de Luca. A Ilustração (1884-1892). Circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro. Editora Unesp, São Paulo, 2018.
NAIFEH, Steven; SMITH, Gregory White Smith. Van Gogh. Companhia das Letras; Edição: 1a, São Paulo, 2012.
SILVA, Frederico Fernando Souza. Arthur Azevedo: o crítico de arte como colecionador/ o colecionador como crítico de arte Tese Doutorado, Universidade de São Paulo ECA-USP, 2016.
VALLE, Arthur. On Active Reception and Parody: Belmiro de Almeida’s “Arrufos” (Lovers’ Quarrel). 2015. Online.
___________. Transnational Dialogues in the Images of A Ilustração, 1884-1892. Online.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte