Banner Portal
Imagens da Tauromaquia: as gravuras de Goya no MASP
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Francisco Goya
Tauromaquia
MASP

Como Citar

BURINI, Érica Boccardo. Imagens da Tauromaquia: as gravuras de Goya no MASP. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 248–257, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3341. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3341. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

PDF

Referências

BARDI, Pietro Maria. Museu de Arte de São Paulo. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981. (Coleção Museus brasileiros, vol. 3).
BOZAL, Valeriano. La formación del costumbrismo en la estampa popular española del siglo XVIII. Cuadernos Hispanoamericanos, Madri, vol. 384, p.499-535, 1982.
CARRETE PARRONDO, Juan. Goya estampas: grabados y litografias. Barcelona: Editorial Electa, 2007.
CRUZ SANTOS, Flávia da; MELO, Victor Andrade de. Entre o rural e o urbano: as touradas na São Paulo do século XIX (1877-1889). Revista IHGB, Rio de Janeiro, ano 175, vol. 463, p. 39-70, abr./jun. 2014.
DELGADO, José. Tauromaquia o arte de torear á caballo y á pie. Madrid: Vega y Compañia, 1804.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Nicolás. Carta histórica sobre el origen y progresos de las fiestas de toros en España. Madrid: Imprenta de Pantaleón Aznar, 1777.
GLENDINNING, Nigel. A New view of Goya's Tauromaquia. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes. Londres, v. 24, n. 1, p. 120-127, jan. - jun. 1961. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/750777. Acesso em 20 nov. 2019.
GONZALEZ TROYANO, Alberto. Prólogo. In: DELGADO, José. Tauromaquia o arte de torear. Madrid: Ediciones Turner, 1994.
JOVELLANOS, Gaspar Melchor de. Pan y toros: oración apológica, que en defensa del Estado floreciente de España, en el Reynado de Carlos IV. Madri: Espinosa, 1820.
LAFUENTE FERRARI, Enrique. Estampas "inéditas" de la Tauromaquia. Archivo español de arte. Madri, v. 14, n. 44, p. 185-193, 1941.
______. Ilustración y elaboración en la "Tauromaquia" de Goya. Archivo español de arte. Madri, v. 19, n. 75, p. 177-216, 1946.
______. Precisiones sobre "La Tauromaquia". Archivo español de arte. Madri, v. 14, n. 42, p. 93-109, 1940.
LÓPEZ, François. "Pan y Toros". Histoire d'un pamphlet. Essai d'attribution. Bulletin Hispanique. Bordeaux, v. 71, n. 1-2, 1969, p. 255-279.
MARQUES, Luiz et al. Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: MASP, c1998. 4 v. (Volume 3: Arte da Península Ibérica, do Centro e do Norte da Europa)
MENA MARQUÉS, Manuela B. (ed.). Goya en tiempos de guerra. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2008.
MÓL, Samylla; VENANCIO, Renato. A proteção jurídica dos animais no Brasil: uma breve história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
SALLES, Armando. Significa verdadeiro retrocesso à barbárie a realização dos espetáculos de touradas: pedida a sustação da construção da arena no Distrito Federal. Jornal de Notícias. São Paulo, 28 de maio de 1950, ano V, n. 1255, p.6.
SCHULZ, A. Moors and the Bullfight: History and National Identity in Goya's Tauromaquia. The Art Bulletin. Nova Iorque, v. 90, n. 2, p. 195-217, jun. 2008. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20619602. Acesso em 20 nov. 2019.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte