Banner Portal
Favor não sentar: a Cadeira de Le Corbusier e Márcia X. no acervo do MAM/RJ
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Performance
Arte efêmera
Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro
Márcia X
Cadeira Careca

Como Citar

HORTA, Vivian. Favor não sentar: a Cadeira de Le Corbusier e Márcia X. no acervo do MAM/RJ. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 661–671, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3393. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3393. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

PDF

Referências

CAVALCANTI, Lauro. A Cadeira Careca/La Chaise Chauve ou A artista estava de negro. 2005. Disponível em: http://marciax.art.br/mxText.asp?sMenu=4&sText=41. Acesso em: 17 maio 2019.

FURLANETO, Audrey. Retrospectiva de Márcia X marca doação do acervo da artista ao MAM. O GLOBO, Rio de Janeiro, 01 fev. 2013. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/retrospectiva-de-marcia-marca-doacao-do-acervo-da-artista-ao-mam-7456355>. Acesso em: 12 mar. 2019.

KRAUSS, Rosalind. Corpus Delict In: O Fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002. p. 171-204.

MARIA, Cleusa. A arte perde uma referência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 04 fev. 2005. Caderno B, p. 6.

MATESCO, Viviane. Corpo, ação e imagem: consolidação da performance como questão. Revista Poiésis, n 20, p. 105-118, Dezembro de 2012. Disponível em: http://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26901. Acesso em: 24 maio 2019.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. [Dossiê expositivo do acervo de Márcia X.] MAM/RJ: 2012.

MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em polvorosa (catálogo). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 2017. 140 p.

MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Márcia X. Rio de Janeiro: MAM/RJ. 2013.

OSÓRIO, Luiz Camillo. Márcia X MAM: como guardar o efêmero? In. MUSEU de Arte do Rio de Janeiro. Márcia X. Rio de Janeiro: MAM/RJ. 2013. p. 51-56. Disponível em: https://www.academia.edu/10232510/Marcia_X_no_MAM. Acesso em: 30 maio 2019.

PREZIOSI, Donald. Collecting/Museums. In. NELSON, Robert S.; SCHIFF, Richard (ed.) Critical terms for art history. Chicago/London: The University of Chicago Press, 2003.

SÁ, Alexandre; LEMOS, Beatriz; MILFONT, Denise. (org.) Encontros X. 1. Ed. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2013.

VELLOSILLO, Ariane Vanrell. Projetos para desenvolver a participação do artista e entender e preservar a sua mensagem, experiências e resultados. In. FREIRE, CRISTINA. ARTE CONTEMPOR NEA: preservar o quê?. 1. ed. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2015. v. 1. 196p.

X., Márcia. Alviceleste. 2003. Disponível em: http://marciax.art.br/mxObra.asp?sMenu=2&sObra=25. Acesso em: 30 maio 2019.

X., Márcia. A Cadeira Careca/La Chaise Chauve. 2004. Disponível em: http://marciax.art.br/mxObra.asp?sMenu=2&sObra=46. Acesso em: 22 mar. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte