Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ALVA, W. The Royal Tombs of Sipán: Art and Power in Moche Society. In: PILLSBURY, J. (ed.) Moche Art and Archaeology in Ancient Peru. Studies in History of Art. Washington: National Gallery of Art, 2001: 223-245.
ALVA, W.; DONNAN, C. Royal Tombs of Sipán. Los Angeles: University of California, 1993.
ALVA MENESES, I. Ventarrón y Collud: Origen y auge de la civilización en la costa norte del Perú.Proyecto Arqueológico Ventarrón, Unidad Ejecutora Especial Naylamp Lambayeque, Ministerio de Cultura del Perú Lima, 2013.
BELLENGER, X. El espacio musical andino. Lima: Instituto Frances de Estudios Andinos, 2007.
BENSON, E. The Worlds of the Moche on the North Coast of Peru. Austin: University of Texas Press, 2012.
BILLMAN, B. How Moche Rulers Came to Power: Investigating the Emergence of the Moche Political Economy. In: CASTILLO, L.J.B. & QUILTER, J. (eds.). New Perspectives on Moche Political Organization. Washington D.C: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2010: 181-200.
BOURGET, S. Sex, death and sacrifice in Moche religion and visual culture. Austin: University of Texas Press, 2006.
CASTILLO B., L. J.; DONNAN, C.B. Los Mochica del Norte y los Mochica del Sur, una perspectiva desde el valle del Jequetepeque. In: MAKOWSKI, K. (ed.). Vicús. (Colección Arte y Tesoros del Perú). Lima: Banco de Crédito del Perú, 1994: 142-181
DONNAN, C.B. Dance in Moche Art. In: Ñawpa Pacha, 20, Berkeley, 1982: 97- 120.
DONNAN, C. B.; McCLELLAND, D. Moche Fineline Painting: Its Evolution and Its Artists. Los Angeles: University of California, 1999.
GÖLTE, J. Moche, Cosmología y Sociedad: una interpretación iconográfica. Cusco: Instituto de Estudios Peruanos, 2009.
HOCQUENGHEM, A.M. Iconografía Mochica. Lima: PUCP; Fondo Editorial, 1987.
LA CHIOMA, D.S.V. As Danças do Inframundo na Iconografia Mochica/ Las Danzas del Inframundo en la Iconografía Mochica.
Kaypunku: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Arte y Cultura. Vol. 4, No. 1: Arte en la America Antigua: Problemas de Interpretación. Lima, 2019: 183-274
LA CHIOMA, D.S.V. O músico na iconografia da cerâmica ritual Mochica: Um estudo da correlação entre as representações de instrumentos sonoros e os atributos das elites de poder (Tese de Doutorado). Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
LA CHIOMA, D.S.V. Música, morte e transcendência no período Intermediário Inicial andino. Santos et al. (eds.) História e Arqueologia da América Indígena. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2017: 127-138.
LA CHIOMA, D.S.V. El Señor de las Antaras: Música y Fertilidad en la Iconografía Nasca. In: STOCKLI, M. & BOTH, A.A. Flower World: Music Archaeology of the Americas. Vol. II / Mundo Florido: Arqueomusicología de las Américas Vol. II. Berlim: Ecko Verlag, 2013b: 51-70.
LA CHIOMA, D.S.V. Emissários do Vento: Um Estudo dos Tocadores de Antaras representados na Cerâmica Ritual Mochica e Nasca. Dissertação de Mestrado. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
PILLSBURY, J. (ed.). Moche Art and Archaeology in Ancient Peru. Studies in History of Art. Washington: National Gallery of Art, 2001.
QUILTER, J. Moche Politics, Religion and Warfare. In: Journal of World Prehistory, Vol. 16, No. 2, 2002.
QUILTER, J. & CASTILLO, L.J. (Eds). Many Moche Models: An Overview of Past and Current Theories and Research on Moche Political Organization. In: QUILTER, J. & CASTILLO, L.J. (eds). New Perspectives on Moche Political Organization. Washington D.C: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2010: 1-16.
ROWE, J.H. Stages and Periods in Archaeological Interpretation. Em Southwestern Journal of Anthropology 18/1, 40-54, 1962.
SACHS, E.; HORNBOSTEL, C. Classification of Musical Instruments. In: MYERS. (ed.). Ethnomusicology: an Introduction. New York: Norton, 1992: 444-461.
STOBART, H. Music and the poetics of production in the Bolivian Andes. Aldershot: Ashgate, 2006.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte