Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In: FEATHERSTONE, Mike. (Org.). Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. 3a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
ARTPRICE. Disponível em: <https://www.artprice.com/artprice-reports/the-art-market-in-2017/characteristics-of-the-chinese-art-market-in-2017-art-market-monitor-of-artron-amma> Acesso em: 08 set 2018
ART&FINANCE REPORT. DELOITTE. 4a edição. 2016. Disponível em:<https://www2.deloitte.com/lu/en/pages/art-finance/articles/art-finance-report.html> . Acesso em: 08 set 2018.
BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley University of California Press, 1982.
BOURDIEU, P. O poder do simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1989.
BUENO, Maria Lucia. Artes Plásticas no século XX: modernidade e globalização. Editora da UNICAMP, 1999.
HANNERTZ, Ulf. Cosmopolitas e locais na cultura global. In: FEATHERSTONE, Mike. (Org.). Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. 3a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: Uma abordagem Pragmática a Um novo Paradigma artístico. Rio de Janeiro, 2014
MOULIN, Raymonde. Le marché de l’art: mondialisation et nouvelles technologies. Paris: Flammarion, 2000.
MOULIN, Raymonde. O mercado de arte. Mundialização e novas tecnologias. Porto alegre: Zouk, 2007.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. SP, Brasiliense, 1994.
ORTIZ, Renato. O universo do luxo. São Paulo: Alameda, 2019.
QUEMIN, A. Globalization and mixing in the visual arts: an empirical survey of "high culture" and globalization. International Sociology, v. 21, n. 4, p. 522 - 550, jul. 2006.
WU, Chin – Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo, 2006.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte