Banner Portal
A globalização e o mercado de arte contemporânea: China
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Mercado de Arte
China
Globalização
Mundialização

Como Citar

MERCATO, Amanda Mazzoni. A globalização e o mercado de arte contemporânea: China. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 788–792, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3427. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3427. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

PDF

Referências

APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In: FEATHERSTONE, Mike. (Org.). Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. 3a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

ARTPRICE. Disponível em: <https://www.artprice.com/artprice-reports/the-art-market-in-2017/characteristics-of-the-chinese-art-market-in-2017-art-market-monitor-of-artron-amma> Acesso em: 08 set 2018

ART&FINANCE REPORT. DELOITTE. 4a edição. 2016. Disponível em:<https://www2.deloitte.com/lu/en/pages/art-finance/articles/art-finance-report.html> . Acesso em: 08 set 2018.

BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley University of California Press, 1982.

BOURDIEU, P. O poder do simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1989.

BUENO, Maria Lucia. Artes Plásticas no século XX: modernidade e globalização. Editora da UNICAMP, 1999.

HANNERTZ, Ulf. Cosmopolitas e locais na cultura global. In: FEATHERSTONE, Mike. (Org.). Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. 3a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: Uma abordagem Pragmática a Um novo Paradigma artístico. Rio de Janeiro, 2014

MOULIN, Raymonde. Le marché de l’art: mondialisation et nouvelles technologies. Paris: Flammarion, 2000.

MOULIN, Raymonde. O mercado de arte. Mundialização e novas tecnologias. Porto alegre: Zouk, 2007.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. SP, Brasiliense, 1994.

ORTIZ, Renato. O universo do luxo. São Paulo: Alameda, 2019.

QUEMIN, A. Globalization and mixing in the visual arts: an empirical survey of "high culture" and globalization. International Sociology, v. 21, n. 4, p. 522 - 550, jul. 2006.

WU, Chin – Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte