Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
BISHOP, C. The Social Turn: Collaboration and Its Discontents. Artforum, n. Fevereiro, p. 178-183, 2006.
BOURRIAUD, N. Estética Relacional. Tradução: Cecília Beceyro e Sergio Delgado. 2a ed. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2008.
CAMNTIZER, L.; HELGUERA, P.; MARÍN, B. Art and Education. Oregon: Publication Studio, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63a ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GONÇALVES, M. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro. 2014. 272 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2014.
HELGUERA, P.; HOFF, M. (Org.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.
LEITE, E.; MALPIQUE, M. Espaços de criatividade: a criança que fomos/a criança que somos... através da expressão plástica. Porto: Afrontamento, 1986.
LEITE, E.; MALPIQUE, M.; CARNEIRO, A. O espaço pedagógico: A casa, o caminho casa-escola, a escola. Porto: Afrontamento, 1983.
LEITE, E.; MALPIQUE, M.; SANTOS, M. Trabalho de Projecto. Porto: Afrontamento, 1989.
LEITE, E. Quem te ensinou? — ninguém. Porto: Pierrot le fout, 2016.
MARQUES, S. (Ed.). Pedagogy of the streets: Porto 1977. Porto: Pierrot le fout, 2019.
MARTINS, C. Elvira Leite em conversa com Ana Catarina Almeida, Joana Mendonça, Lígia Lima e Michelle Domingos. In: MARTINS, C.; TERRASÊCA, M.; MARTINS, V. (Org). À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística: Escritas posteriores ao Encontro Internacional de Cabo Verde. Porto: GESTO Cooperativa Cultural, CRL, 2012. p. 229-233.
MARTINS, J. Eurico Gonçalves e a expressão livre da criança. 2018. 188f. Dissertação (Mestrado em História da Arte Contemporânea) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
MARTINS, M. Currículo, subjetividade e trajetória profissional na educação das artes visuais: Intérpretes da educação artística em Portugal. 2014. 552 f. Tese (Doutoramento em Arte e Educação) – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Barcelona, Espanha.
OLIVEIRA, M. A educação nos discursos da arte contemporânea: participação, colaboração, confrontação e criação. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal.
O’NEIL, P.; WILSON, M. (Ed.). Curating and the educational turn. London: Open Editions, De Appel, 2010.
PODESVA, K. A Pedagogical Turn: brief notes on Education as Art. Fillip 6, summer, 2007. Disponível em: <http://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn>. Acesso em: 10 jan. 2019.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROGOFF, I. Turning. e-flux Journal, n. 0, november, 2008. Disponível em: http://www.e-flux.com/journal/00/68470/turning/>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte