Resumo
As cidades rotuladas como “históricas” carregam o estigma de um relevante desenvolvimento - político, econômico ou sociocultural - durante determinado período da história da humanidade. Freqüentemente a historiografia limitou-se a abordá-las baseando-se em características de determinados modelos ou “estilos”, a partir de recortes temporais, criando a ilusão de que é possível congelar
o tempo e desse modo desconsiderando que a cidade, assim como qualquer outro objeto social, não pára, constituindo uma estrutura complexa que angaria, absorve e exporta políticas de desenvolvimento e culturas diferentes no tempo e no espaço.
Referências
ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
CARLOS, A.F. “Novas” contradições do espaço. In: O espaço no fim do século – a nova raridade. São Paulo: Contexto, 2001.
CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003. Vol I.
FRANCASTEL, P. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982.
FUNDAÇÃO ALEXANDER BRANDT. Diagnóstico ambiental da APA São José e cidade de Tiradentes. Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA. 1997.
LEFEBVRE, H. La survie du capitalisme. Paris: Éditions Anthropos, 1973.
LEPETIT, Bernard. Por uma história urbana – Bernard Lepetit. Seleção de textos, revisão crítica e apresentação de Heliana Angotti Salgueiro. São Paulo: EDUSP, 2001.
Projeto Piloto – Sítio Histórico de Tiradentes. Fundamentos e Proposta de critérios e normas de intervenção. IPHAC. Revisão de maio/1997.
RONCAYOLO, M. Cidade. In: Enciclopédia Einaudi, vol. 8: Região. Lisboa: Casa da Moeda, 1986.
SANTOS, Milton apud CASTRO, Inês Elias de et al (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues. Guia da cidade de Tiradentes antiga São José do Rio das Mortes. Tiradentes, 1978.
SILVA, Maria Beatriz Setúbal de Rezende. Preservação na gestão das cidades. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.24, 1996.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Deborah Castro, Liliane Sayegh, Cristiane Canuto, Denise Gonçalves