Resumo
Durante as pesquisas para minha tese de doutorado sobre os Prêmios de Viagem à Europa1, estudei particularmente a experiência de Eliseu Visconti, vencedor do concurso de 1892 e pensionista brasileiro em Paris de 1893 a 1900. Dentre os documentos que consultei, os que mais me emocionaram foram os cadernos em que Visconti registrou seus pensamentos sobre o ofício de pintor. O que chamo de “cadernos” são na verdade pequenos blocos de anotações de tamanhos variados e, em alguns casos, folhas soltas. Os que li pertenciam a Tobias Visconti, filho de Eliseu Visconti.
Referências
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Les artistes brésiliens et “ les Prix de Voyage en Europe ” à la fin du XIX e siècle : vision d’ensemble et étude approfondie sur le peintre Eliseu d’Angelo Visconti (1866-1944).
DURANTY, Louis-Edmond. La Nouvelle Peinture. Paris: Editions du Boucher, 2002, p.26.
LESLIE, C.R. John Constable d’après les souvenirs recueillis par C.R.Leslie, traduit avec une introduction : Constable et les paysagistes de 1830, par Léon Bazalgette. Paris : H. Floury, 1905.
SÁ, Ivan Coelho de. Academias de Modelo Vivo e Bastidores da Pintura Acadêmica Brasileira: a metodologia de ensino do desenho e da figura humana na matriz francesa e sua adaptação no Brasil do século XIX ao início do século XX. Tese de Doutorado em História e Teoria da Arte. Orientadora: Sonia Gomes Pereira. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. p.417.

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Copyright (c) 2005 Ana Maria Tavares Cavalcanti