Banner Portal
A unidade dos projetos estético e ideológico e a potencialidade do monumento no espaço urbano: o caso do monumento às Bandeiras e do monumento Duque de Caxias
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Monumento
Monumento Duque de Caxias
Victor Brecheret
Centenário da Independência
Monumento as bandeiras

Como Citar

RIBEIRO, Ana Carolina Fróes. A unidade dos projetos estético e ideológico e a potencialidade do monumento no espaço urbano: o caso do monumento às Bandeiras e do monumento Duque de Caxias. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 484–494, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3582. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3582. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

No começo do século XX, as artes plásticas, no Brasil, pautavam-se na busca por uma identidade nacional e por uma modernidade já existente na Europa. Vivia-se, no país, a dubiedade de estar, de um lado voltado para o futuro e tendo a Europa a ser espelhada; e, de outro, voltado para busca por algo capaz de defini-lo e identificá-lo, mirando o passado e o tradicional.

PDF

Referências

AMARAL. A. Arte e meio artístico (1961-19810): entre a feijoada e o x-burguer. S. Paulo: Nobel, 1983.

BATISTA. M. R. Bandeiras de Brecheret: História de um monumento (1920 – 1953). São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1985.

CAMARGOS. M. Villa Kyrial: crônica da Belle Époque paulistana. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2001.

CHAUÍ. M. Brasil: mito fundador ou sociedade autoritária. S. Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.

FERREIRA. A. C. A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica (1870-1940). São Paulo: Editora Unesp, 2002.

HOLANDA. S. B. de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MANRIQUE. J. A. Identidad o modernidad?. in: América Latina en sus artes. org. BAYÓN, Damián.

MARTINS. C. A. F. Identidade Nacional e Estado no Projeto Modernista, Modernidade, Estado e Tradição: o surgimento, a partir da década de 20, de uma nova visão sobre o Brasil no campo da produção cultural, literária, plástica e musical. In: Oculum, nº2.

PELEGRINI. S. B. Brecheret: 60 anos de notícias. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo.

PERAZO. P. F. O Perigo Alemão e Repressão Policial no Estado Novo, Dissertação de Mestrado defendida no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo: Coleção Tese e Monografias, Vol. I, 1997.

RANGER, T., HOBSBAWM, E. A (orgs.) A invenção das tradições. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SEVCENKO. N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Ana Carolina Fróes Ribeiro