Banner Portal
A fotografia e o modernismo de 1922
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Semana de 1922
Modernismo

Como Citar

SOARES , Carolina. A fotografia e o modernismo de 1922. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 547–552, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3584. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3584. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Revendo a história da arte moderna paulistana, depara-se com a exclusão da fotografia de um dos principais movimentos artísticos: A Semana de Arte Moderna de 1922. Naquele episódio, à fotografia foi negado qualquer potencial criador sendo, assim, alijada do debate artístico.

PDF

Referências

BRITO, Ronaldo. ‘A Semana de 22: O trauma do moderno’, in Sete Ensaios sobre o Modernismo, TOLIPAN, Sergio et alii, Rio de Janeiro, 1983, p. 14.

CHIARELLI, Tadeu. “A fotomontagem como ‘Introdução à Arte Moderna’: Visões Modernistas sobre a Fotografia e o Surrealismo”, in ARS – Revista do Departamento de Artes Plásticas (ECA/ USP), São Paulo, 2003, p.78-79.

CHIARELLI, Tadeu. De Almeida Jr. a Almeida Jr.: A Crítica de Arte de Mário de Andrade, Tese de Doutorado, São Paulo: ECA/USP, 1996.

CHIARELLI, ‘Entre Almeida Jr. e Picasso’, in Arte Internacional Brasileira, op cit, p.45.

CHIARELLI, Tadeu. Um Jeca nos Vernissagens, São Paulo, 1995,. P.79.

FABRIS, Annateresa. Cândido Portinari, São Paulo, 1996, p.160.

FABRIS, Mariarosaria. ‘Cinema: da modernidade ao modernismo’, in FABRIS, Annateresa (org) Modernidade e Modernismo no Brasil, São Paulo, 1994, p.104-105.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens, A Fotografia Expandida, Tese de Doutorado, PUC, São Paulo, 2002, p.165.

LOBATO Apud CAMARGO, Mônica Junqueira de & MENDES, Ricardo. Fotografia – Cultura e Fotografia Paulistana no século XX, São Paulo, 1992, p.40 .

LOPEZ, Telê Ancona. Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz, São Paulo, 1993, p.11.

MENDES, Apud, HERKENHOFF, ‘A Fotografia – O automático e o longo processo de modernidade’, in TOLIPAN, Sérgio et alii, op. cit, p. 80.

PEREIRA, L.C. Bresser. Desenvolvimento e Crise no Brasil 1930 – 1967, Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

PORTINARI Apud FABRIS, op. cit. p.153.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Carolina Soares