Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão da arte que se desenvolve nos dias atuais no Brasil e nos EUA através de um estudo comparativo da teoria e da produção artística das décadas de 50 e 60 desses países: o Neoconcretismo teorizado por Ferreira Gullar em 1959 no texto “Teoria do Não-objeto” e a Minimal Art teorizada por Donald Judd em 1965 no texto “Specific Objects”.
Referências
Amaral, Aracy. Aspectos do não objetualismo no Brasil, publicado no livro Arte e Meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer, pg 337.
Duve, Thierry De. The monochrome and the blank Canvas, in Reconstructing Modernism, Art in New York, Paris and Montreal, 1945-1964, edited by Serge Guibalt, Canadá,1986, pg 245.
Grenberg, Clemente. Pintura Modernista, publicado no livro de Glória Ferreira e Cecília Cotrim: Clement Greenberg e o debate crítico, Página 101.
Gullar, Ferreira. Arte Neoconcreta: uma experiência radical.
Judd, Donald. Specific Objects.
Lucie-Smith, E. Movements in art since 1945 – Issue and concepts, pg 173.
Oiticica, Hélio. Entrevista a Ivan Cardoso, 1979, citado em Celso Favaretto, A Invenção de Hélio Oiticica, pg 47.
Pedrosa, Mário. “Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica”, 1966, citado em Aracy Amaral, Arte e Meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer, pg 378.
Pedrosa, Mário. Modernidade cá e lá, org Otília Arantes, pg 62 a 65.
Zabalbescoa, A. e Marcos, J.R. Minimalismos, pág 26.

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Copyright (c) 2005 Marilia Solfa