Banner Portal
Do tirar Polo natural: considerações sobre a teoria do retrato em Francisco de Holanda
PDF

Palavras-chave

Francisco de Holanda
Teoria do retrato
Renascimento

Como Citar

FONSECA , Raphael do Sacramento. Do tirar Polo natural: considerações sobre a teoria do retrato em Francisco de Holanda. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 231–240, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3686. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3686. Acesso em: 23 out. 2025.

Resumo

Retratar é criar monumentos. Buscando o sentido denotativo desta última palavra, encontramos as seguintes definições: “1. Obra ou construção destinada a perpetuar a memória de fato notável ou pessoa ilustre; 2. recordação, memória”.

PDF

Referências

ALVES, José da Felicidade. Introdução ao estudo da obra de Francisco de Holanda. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

CAMPBELL, Lorne. Renaissance portraits: European portrait-painting in the 14th, 15th and 16th Centuries. Londres: Yale University Press, 1990.

HOLANDA, Francisco de. Álbum dos desenhos das antigualhas. Lisboa: Livros Horizonte, 1989.

HOLANDA, Francisco de. Da pintura antigua. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

HOLANDA, Francisco de. Do tirar polo natural. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1996.

POMMIER, Édouard. Théories du portrait – de la Renaissance aux Lumières. Paris: Gallimard, 1998.

POPE-HENESSY, John. The portrait in the Renaissance. Nova Iorque: Pantheon Books, 1966.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Raphael do Sacramento Fonseca