Banner Portal
Do pictoral ao moderno sem fronteiras: práticas fotográficas de vanguarda a serviço da fotografia amadora
PDF

Palavras-chave

Fotografia amadora
Fotografia de vanguarda
Pictórico

Como Citar

MENEZES, Lucas Mendes. Do pictoral ao moderno sem fronteiras: práticas fotográficas de vanguarda a serviço da fotografia amadora. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 247–254, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3828. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3828. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo analisar o fenômeno da apropriação de práticas fotográficas artísticas consideradas de vanguarda na produção de fotógrafos artistas amadores entre os anos de 1940 e 1960. Apesar do impulso inicial deste breve trabalho se relacionar com a pesquisa em desenvolvimento no mestrado – que tem como foco a realidade fotográfica artística belo-horizontina – nosso ponto de partida não diz respeito a uma localidade específica; construiremos uma abordagem temática a partir do contato com publicações especializadas (nacionais e estrangeiras), catálogos de exposições organizadas por foto-clubes de várias localidades do mundo, assim como imagens fotográficas oriundas de diferentes coleções. O material analisado foi catalogado através de uma pesquisa realizada nos seguintes acervos: da Société Française de Photographie e da Maison Européenne de la Photo, ambas localizadas em Paris e com uma riquíssima coleção de publicações com o tema da fotografia de várias localidades do mundo; do fotógrafo belo-horizontino Wilson Baptista, fundador do Foto Clube de Minas Gerais (FCMG) em 1951, cuja coleção é constituída por catálogos de exposições e publicações nacionais e internacionais de fotografia; e também alguns números da revista Fotoarte, criada por iniciativa de fotógrafos amadores brasileiros membros de foto-clubes e publicada a partir de 1958. Desta forma, a produção dos fotógrafos amadores não será abordada em sua totalidade; optamos por analisar imagens e textos de fotógrafos formalmente reunidos nessas associações de aficionados no período mencionado.

PDF

Referências

International Fotosalon. Fotoclub Vooruit (Bélgica,1960/Acervo Acervo Sociedade Fluminense de Fotografia).

º Salão de Arte Fotográfica do Grupo Desportivo da CUF – Barreiro (Portugal, 1959/Acervo Sociedade Fluminense de Fotografia).

Almanaque Português de Fotografia (Portugal, 1960/ /Acervo Société Française de Photographie).

XX Salon Anual Internacional de Arte Fotográfico – Foto Club de Salta (Argentina, 1960/Acervo Acervo Sociedade Fluminense de Fotografia).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Lucas Mendes Menezes