Banner Portal
Arte e imagem: discussões sobre o uso desses conceitos no estudo da Idade Média
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Arte
Imagem
Idade Média
Conceito de arte

Como Citar

AMARO, Rachel J. R.; ROCHA, Cinthia M. M. Arte e imagem: discussões sobre o uso desses conceitos no estudo da Idade Média. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 25–33, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3975. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3975. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Uma discussão que tem sido bastante controversa entre os historiadores que estudam a Idade Média é aquela que diz respeito ao conceito de arte. O que seria a arte para o medievo? É lícito utilizarmos esse termo para o período? Haveria, de fato, uma arte medieval? Questões como essas têm sido constantemente debatidas pela historiografia e as respostas encontradas variam enormemente. Hoje, talvez as mais significativas sejam aquelas encontradas nos trabalhos de alguns historiadores da arte, como Hans Belting e David Freedberg, que, desde a década de 1980, começaram a propor o uso do termo imagem em contraposição ao de arte. Desde então, muitos historiadores da Idade Média tem sido reticentes ao utilizar o termo “arte” e adotaram o termo imagem em praticamente todas as situações. Para todos, os argumentos que justificam suas opções são válidos, o que divide ainda mais o meio acadêmico e torna a discussão mais paradoxal. O objetivo desse artigo é apresentar alguns debates historiográficos recentes sobre este tema, buscando elucidar o estado atual da questão.

PDF

Referências

AQUINO, Tomás; PEROTTO, Lorenzo Alberto. Commento alla Politica di Aristotele. Bologna: Edizioni tudio Domenicano, 1996.

BATISTA, Ângelo Fornazari. Agostinho e a noção de ideia. [S.l.]: Conciência.org, [S.d.]. Disponível em: http://www.consciencia.org/agostinhoangelo.shtml. Acesso em: 05 mar 2009.

BELTING, Hans. Likeness and Presence: a history of the image before the era of art. Chicago: University of Chicago Press, 1997.

CAMILLE, Michael. Gothic Art: Glorius Visions. London: Laurence King Publishing Limited, 1996.

DUBY, Georges. O Tempo das Catedrais: a arte e a sociedade: 980-1420. Lisboa: Estampa, 1979.

ECO, Umberto. Arte e Beleza na estética medieval. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1989.

FERNIE, Eric. Art History and its Methods. London: Phaidon, 1995. FOLDA, Jaroslav; WETTER, Kathy Jo. Resenha sobre: “Likeness and Presence: A History of the Image before the Era of Art”. Bryn Mawr Medieval Review 9502. Disponível em: http://hegel.lib.ncsu.edu/stacks/serials/bmmr/bmmr-9502-folda-likeness Acesso em: 22 de março de 2009.

FREEDBERG, David. The power of Images. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

HAMBURGER, Jeffrey F. The Medieval Work of Art: Wherein the “Work” ? Wherein the “Art”?. In: HAMBURGER, Jeffrey F.; BOUCHÉ, Anne-Marie (ed.). The Mind's Eye: Art and Theological Argument in the Middle Ages. Princeton: Princeton University Press, 2006. p.374-412.

HEAL, Bridget. The Cult of the Virgin Mary in Early Modern Germany: Protestant and Catholic Piety, 1500-1648. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

LE GOFF, Jacques. Trabalho. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 559.

PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. Contribuição à l´história do conceito da antiga teoria da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SCHMITT, Jean-Claude. Imagens. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (coord.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Volume I. São Paulo: EDUSC, 2002, p. 591605.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Rachel J. R. Amaro, Cinthia M. M. Rocha