Banner Portal
Jesús Rafael Soto nas IV, V e VII bienais de São Paulo
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Jesús Rafael Soto
Bienal de São Paulo
Abstrato-geométrico

Como Citar

LODO, Gabriela Cristina. Jesús Rafael Soto nas IV, V e VII bienais de São Paulo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 269–274, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4017. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4017. Acesso em: 17 out. 2025.

Resumo

Jesús Rafael Soto nasce em 1923 em Cuidad Bolívar, na Venezuela, e após demonstrar interesse pela arte ainda na infância, ingressa, em 1942, na Escola de Artes Plásticas de Caracas, onde toma os primeiros contatos com a arte moderna. Porém, não é no seu país natal que Soto desenvolve sua produção. O artista deixa a Venezuela e estabelece-se em Paris no início da década de 1950, onde reside até sua morte. É na Europa que ele realiza pesquisas de cunho abstrato-geométrico, juntamente com outros artistas, na sua maioria estrangeiros, como o israelense Yaacov Agan, o suíço Jean Tinguely, o húngaro Victor Vasarely, o argentino Tomasello, o americano Alexander Calder, e entre outros ligados ao Salon de Réalités Nouvelles, todos apoiados pela Galeria Denise René, importante galeria francesa de participação ativa e fundamental para os artistas abstrato-geométricos e cinéticos.

PDF

Referências

AMARANTE, Leonor. As Bienais de São Paulo – 1951 a 1987. São Paulo: Projeto, 1989.

ALAMBERT, Francisco et al. As bienais de São Paulo: da era do museu à era dos curadores, (19512001). São Paulo: Boitempo, 2004.

AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005) – Vol. 2: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2006.

MORAIS, Frederico. Artes Plásticas na América Latina: do Transe ao Transitório. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1979.

TRABA, Marta. “Venezuela: como se forma uma plástica hegemônica”. In América Latina Geometria Sensível. Organização Roberto Pontual. Edições Jornal do Brasil / GMB. Rio de Janeiro: 1978. Catálogo na mostra América Latina Geometria Sensível no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 8/6 a 22/7 de 1978.

VENANCIO FILHO, Paulo. “Soto: A construção da imaterialidade”, in catálogo da mostra Soto, A construção da imaterialidade, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Tomie Ohtake e Museu Oscar Niemeyer, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Gabriela Cristina Lodo