Banner Portal
MASP em revisão: museu transparente
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

MASP
Exposição Didática
Museu

Como Citar

POLITANO, Stela. MASP em revisão: museu transparente. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 337–346, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4027. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4027. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

A “Exposição Didática”, realizada no Museu de Arte de São Paulo, em 1947, constituiu um dos marcos iniciais da instituição museográfica dirigida por P.M.Bardi. Perante a formação do acervo, dos novos cursos, palestras e exposições de artistas nacionais e internacionais, a linha de raciocínio historiográfico e artístico da exposição amarrava todas as ações do italiano: a didática, do passado ao presente cultural e artístico, dominava o primeiro andar do edifício dos Diários Associados. Com ajuda do Studio d’Arte Palma (Roma) e de pesquisadores e historiadores importantes do contexto italiano e internacional, a “Exposição Didática” foi a base sólida para a construção e elevação do MASP ao patamar dos museus mais importantes do mundo.

PDF

Referências

ALENCASTRO. “Desenho Industrial”, In: Habitat n.1. Revista do Museu de Arte de São Paulo: 1950, p.94.

BARDI, Pietro Maria. As mostras didáticas [Relatório de P.M Bardi apresentado no Congresso Internacional dos Museus realizado em Cidade do México em novembro de 1947]. Arquivo do Acervo da Biblioteca e Centro de Documentação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1947.

BARDI, Pietro Maria. “L’expérience didactique du Museu de Arte de São Paulo / An Educational Experiment at the Museu de Arte. São Paulo”. MUSEUM – UNESCO Museums and education, vol I, nº 3/4, 1948.

BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte – Introdução ao Estudo das Artes Plásticas. São Paulo: Melhoramentos, 1968.

BARDI, Pietro Maria. A cultura nacional e a presença do MASP. São Paulo: Fiat do Brasil, 1982.

BARDI, Pietro Maria. História do MASP. São Paulo: Instituto Quadrante, 1992. ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

STRAUSS, Lévi. “São Paulo”, In: Tristes Trópicos, Lisboa/São Paulo, Editora 70/Martins Fontes, 1981.

ZOLLINGER, Carla. “Lina Bo Bardi. 1951: Casa de Vidro, 1964: ‘Niente Vetri’ (Pavilhão e recinto: o desenvolvimento de dois tipos)”. In: Arquitextos 082, Texto Especial 408, março 2007. Portal Vitruvius. Link: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp408.asp Figura 1: Vista geral da Exposição Didática, 194714. 14 Acervo fotográfico da Biblioteca e Centro de Documentação do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. 343

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.