Banner Portal
Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens
PDF

Palavras-chave

Écfrase
Reprodução por imagens
História da arte

Como Citar

MANNARINO, Ana de Gusmão. Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 41–48, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4060. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4060. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

O historiador e crítico de arte, ao se relacionar com o seu objeto de estudo, tem diante de si um problema fundamental: articular uma linguagem verbal e abstrata com um objeto concreto, material, cuja linguagem própria não tem correspondência no discurso estruturado por palavras. Por outro lado, desde o surgimento dos meios de reprodução mecânica das obras de arte, e de sua crescente popularização, um outro tipo de discurso, não-verbal, mas igualmente poderoso, vem se formando em torno da obra de arte e das construções históricas que a ela dizem respeito: o discurso que envolve a apresentação, seleção, edição e disposição das reproduções em livros catálogos, folhetos, revistas, periódicos e, mais recentemente, em meios eletrônicos, como vídeos, programas de televisão e websites. Os dois discursos, o verbal e o imagético, que se dão paralelamente, têm enorme força na formação da nossa compreensão da arte e de sua história. São intermediários que se impõem entre o espectador e a obra, mesmo quando esta última está disponível para a apreciação direta. Nem sempre estamos conscientes de sua interferência, dos conceitos que subjazem à sua construção.

PDF

Referências

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

BURCKHARDT, Jacob. Il Cicerone. Milão: Rizzoli, 1994.

MALRAUX, André. Le musée imaginaire. Paris: Gallimard, 2004.

WÖLFFLIN, Heinrich. “Jacob Burckhardt”. In: Reflexiones sobre la historia del arte. Barcelona: Ediciones Península, 1988.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Ana de Gusmão Mannarino