Banner Portal
O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi
PDF (Portuguese)

Keywords

Claudio Tozzi
Ernesto Guevara de la Serna
Artes visuais
Arte contemporânea

How to Cite

MEDEIROS, Alexandre Pedro de. O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 23–31, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4114. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4114. Acesso em: 8 dec. 2025.

Abstract

No dia seguinte à morte de Ernesto Guevara de la Serna, em 9 de outubro de 1967, o artista visual paulistano Claudio Tozzi iniciou sua série de trabalhos produzidos sob o signo da morte de “Che” com “Guevara Vivo ou Morto”.2 Logo após apareceram “Guevara”, “Guevara Morto” e inúmeras variações, sendo talvez a mais conhecida aquela bandeira Guevara que aparece segurada por Hélio Oiticica em uma fotografia de 1968.

PDF (Portuguese)

References

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.

BAZAINE, Jean. Notes sur la peinture d’aujourd’hui. Paris: Éditions Floury, 1948.

CHAIA, Miguel. Arte e política: situações. In: _______ (Org.). Arte e política. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1990.

LACAN, Jacques. O Seminário – Livro XI: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

MALDINEY, Henri. Conferência de Henri Maldiney no Museu de Arte de São Paulo. São Paulo. 2014. Conferência realizada no MASP em 25/10/1989. Tradução de Nelson Alfredo Aguilar.

MARCUSE, Herbert. A Arte na Sociedade Unidimensional. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

OLIVEIRA, Liliana Helita Torres Mendes de. A Pop Art Analisada Através das Representações dos Estados Unidos e do Brasil na IX Bienal Internacional de São Paulo, em 1967. 1993. 320 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

TOZZI, Claudio. Entrevista concedida a Alexandre Pedro de Medeiros. São Paulo, 6 dez. 2012. Entrevista.

TOZZI, Claudio. Entrevista concedida a Alexandre Pedro de Medeiros. São Paulo, 05 de jun. de 2014. Entrevista.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Alexandre Pedro de Medeiros