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Albert Cavos e o tratado da construção de teatros (1847)
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Palavras-chave

Ópera
Teatro
Rússia
Tratado

Como Citar

COSTA, Richard Santiago. Albert Cavos e o tratado da construção de teatros (1847). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 421–432, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4181. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4181. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

É possível identificar um momento preciso na história russa no qual as artes em geral, mas em especial o fascínio e o apreço pelas óperas, ganharam novo impulso e forte apoio estatal: com efeito, é a partir do reinado de Catarina II, a Grande, na segunda metade do século XVIII, que o império russo conheceria uma nova era não só política como também cultural. A ilustrada czarina implementara uma política ativa de aquisições de obras de arte, bem como impulsionara o apreço definitivo pela opera enquanto gênero dramático por excelência da aristocracia.

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Referências

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SILVEIRA, Rose. Histórias invisíveis do Teatro da Paz: da construção à primeira reforma. Belém do GrãoPará (1869-1890). Belém: Paka Tatu, 2010.

SUMMERSON, Sir John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

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Copyright (c) 2014 Richard Santiago Costa