Banner Portal
A “era” Zanini: uma reavaliação da história do MAC USP nos anos de 1963 a 1978
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Museologia
Arte contemporânea
Museus
Brasil

Como Citar

HOFFMANN, Ana Maria Pimenta. A “era” Zanini: uma reavaliação da história do MAC USP nos anos de 1963 a 1978. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 26–33, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4183. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4183. Acesso em: 17 out. 2025.

Resumo

A produção artística contemporânea caracteriza-se pela multiplicidade. Dar conta da abertura proposta pelas suas inúmeras produções significa em grande parte, analisar a crítica institucional que muitas obras postulam. Neste artigo gostaria de apresentar meu acompanhamento destas mudanças na história de alguns museus brasileiros, entre os anos de 1950 e 1970.

PDF

Referências

ADORNO, Theodore W. Museu Valery Proust. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.

AMARAL, Aracy A. Perfil de um acervo. Sao Paulo: Mac/techint, 1988.

CRIMP, Douglas. Lawler, Louise (fot). Santos, Fernando (trad). Sobre as ruínas do museu. São Paulo, Martins: Fontes, 2005.

DANTO, Arthur. O Mundo da Arte. In D’OREY, Carmo. O que é a arte? Lisboa: Dinalivro, 2007.

FERRAZ, Geraldo. Elos de uma cadeia. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 30.07.1960

GULLAR, Ferreira. II Bienal de São Paulo: cubismo e futurismo, Rio de Janeiro, Diário de Notícias, 12/01/1954.

KANTOR, Sybil Gordon. Alfred H. Barr, Jr., and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. Massachusetts: MIT Press, 2002.

LIPPARD, Lucy R.. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Londres: Studio Vista, 1973.

MALRAUX, André. Saint-Aubyn, Isabel (trad). O museu imaginário. Lisboa, Edições 70, 2000.

MUSEU DE ARTE MODERNA. VI Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, 1961 (cat. de exposição).

O’DOHERTY, Brian; MCEVILLEY, Thomas. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PHILIPS, Cristopher. El Tribunal de la fotografía. In : Indiferencia y Singularidad. (eds.) Glo?ria Picazo/ Jorge Ribalta. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Ana Maria Pimenta Hoffmann