Banner Portal
Atrações perversas: apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Cinema de horror
Lamberto Bava
Simbolismo
Decadentismo

Como Citar

CAMPOS, Letícia Badan Palhares Knauer de. Atrações perversas: apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 360–375, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4227. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4227. Acesso em: 17 out. 2025.

Resumo

Este texto parte da análise do filme Macabro (1980), de Lamberto Bava, procurando entendê-lo dentro da produção do cinema de horror, sobretudo dos anos de 1980 e sua relação com o universo da História da Arte, como o simbolismo e o decadentismo, nos quais o apreço pelo grotesco em correspondência com o prazer aparecem com evidência.

PDF

Referências

BIBLIOGRAFIA

CRAWFORD, Francis Marion. “Porque o sangue é vida”. In: Costa, Bruno (Org.). Contos clássicos de vampiros. Tradução de Marta Chiarelli, Beatriz Sidou e Bruno Costa. São Paulo: Hedra, 2010.

DIJKSTRA, Bram. Idols of perversity – Fantasies of feminine evil in fin-de-siècle culture. New York: Oxford University Press, 1986.

DOTTIN-ORSINI, Mireille. Cette femme qu’ils disent fatale. Paris: Grasset, 1993.

DOTTIN-ORSINI, Mireille. (Org.) Salomé. Paris: Éditions Autrement, 1996.

LAFOND, Frank (Org.). Cauchemars italiens – Volume 1: Le cinéma fantastique. Paris: L’Harmattan, 2011.

LAFOND, Frank (Org.). Cauchemars italiens – Volume 2: Le cinéma horrifique. Paris: L’Harmattan, 2011.

LEIVA, Antonio Dominguez. Décapitations: du culte des cranes au cinéma gore. Paris: Presses UniversiParis: Presses Universitaires de France, 2004.

MACCORMACK, Patricia. “Necrosexuality” In: Rhizomes, n. 11/12, 2005/2006. (Disponível em: http:// www.rhizomes.net/issue11/maccormack/index.html, acessado em 24 de junho de 2012).

MACCORMACK, Patricia. PLEASURE, PERVERSION AND DEATH: Three Lines of Flight for the Viewing Body. [on-line] (Disponível em: http://www.cinestatic.com/trans-mat/MacCormack/PPDcontents. htm, acessado em 24 de junho de 2012).

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução de Philadelpho Menezes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

WILDE, Oscar. Salomé. Tradução de João do Rio. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1989.

filmografia

A HEAD FOR HORROR: LAMBERTO BAVA ON ‘MACABRE’. Gary Hertz, EUA: Anchor Bay EnterGary Hertz, EUA: Anchor Bay Entertainment, 2001. (documentário)

BUIO OMEGA. Joe D’Amato (Aristide Massaccesi). Itália: D.R. Mass Communicatons, 1979

FLESH FOR FRANKENSTEIN. Paul Morryssey; Antonio Margheriti. Itália-EUA-França: Carlo PontiBraunsberg-Rassam Productions, 1973.

LA CASA DALLE FINESTRE CHE RIDONO (A Casa das Janelas Sorridentes). Pupi Avati. Itália: A.M.A. Film, 1976.

LA TÊTE FROIDE. Patrick Hella. Bélgica: Les Mallades, 1970.

LA VENERE D’ILLE (episódio da mini-série: I Giochi del Diavolo). Mario Bava; Lamberto Bava. Itália: RAI 2, 1979.

MACABRO. Lamberto Bava. Itália: A.M.A. Film: Medusa Distribuzione, 1980.

NERO VENEZIANO. Ugo Liberatore. Itália: 3B Produzioni Cinematografiche, 1978.

OPERAZIONE PAURA (Mata, Baby, Mata). Mario Bava. Itália: FUL Films: Internazionale Nembo Distribuzione Importazione Esportazione Film (INDIEF), 1966.

SCHOCK. Mario Bava; Lamberto Bava. Itália: Laser Films: Titanus Distribuzione, 1977.

THE BAD SEED (A Semente Maldita). Mervyn LeRoy. EUA: Warner Bros, 1956.

THE BRAIN THAT WOULDN’T DIE (O Cérebro que Não Queria Morrer). Joseph Green. EUA: Rex Carlton Productions: American International Pictures, 1962.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Letícia Badan Palhares Knauer de Campos