Banner Portal
Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVI
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Arte alemã
Século XVI
Albretch Dürer
Hans Baldung Grien

Como Citar

SANTOS, Letícia Roberto dos. Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVI. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 376–381, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4228. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4228. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

No território que hoje compreendemos como Alemanha eclodia uma grande efervescência cultural no começo do século XVI, que teve dentre os acontecimentos a Reforma Protestante, desencadeada pela divulgação das 95 teses de Martinho Lutero. Segundo Jean Delumau no livro “A Reforma”, a Reforma foi uma resposta religiosa à grande angustia do fim da Idade Média, quando houve uma série de acontecimentos catastróficos sacudiram e desorientaram as almas, como por exemplo a Peste Negra, o Cisma do Oriente e fomes frequentes. Esse período é caracterizado como de insegurança e sentimento de efemeridade da vida que e refletiu-se em parte nas expressões artísticas, em especial nas artes visuais. Pinturas, gravuras e esculturas com os temas do Juízo Final e da morte proliferam-se nessa época pela Europa.

A Alemanha destaca-se nessa época por ter dois dos mais macabros pintores da Europa: Albretch Dürer e Hans Baldung Grien. Ambos são conhecidos pelas suas notaveis pinturas que evocam o Juízo Final e as pinturas com a temática da morte. Na pintura “A Morte e a Donzela”[1] de Baldung Grien e na gravura “Jovem mulher atacada pela Morte ou O raptor”[2] a morte aparece na forma de monstro, de certa forma “atacando” a mulher. Chama a atenção a forma sensual que a morte é retratada, uma voluptuosidade que contrasta com o horror demonstrado pelos rostos das mulheres que são tocadas por ela. A apresentação versará sobre como deu-se a associação pictórica entre a mulher e a morte e como as duas obras supracitadas se aproximam e se diferenciam.

PDF

Referências

ARIES, Philippe. Historia da morte no ocidente: da Idade Media aos nossos dias. Rio de Janeiro, RJ: F. Alves, 1977.

BARTRUM, Giulia; GRASS, Gunter; KOERNER, Joseph Leo; KUHLEMANN, Ute (colab.). Albrecht Durer and his legacy: the graphic work of a Renaissance artist. London: Britsh Museum, 2002.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romantica. Campinas, SP: UNICAMP, 1996.

PRAZ, Mario. El pacto con la serpiente: paralipomenos de “La carne, la muerte y el diablo en la literatura romantica”. México, DF: Fondo de Cult. Económica, c1988

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Letícia Roberto dos Santos