Banner Portal
Pedro Corona e as pinturas da capela do imaculado coração de Maria
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Pedro Corona
Arte sacra
Pintura
Capela do imaculado coração de Maria

Como Citar

SALOMÃO, Myriam. Pedro Corona e as pinturas da capela do imaculado coração de Maria. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 481–490, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4242. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4242. Acesso em: 17 out. 2025.

Resumo

A Capela do Imaculado Coração de Maria, conhecida como Capela da Pontifícia Universidade Católica, no bairro das Perdizes em São Paulo, tem em seu interior um importante – e pouco estudado – conjunto de pinturas executados pelo pintor Pedro Corona entre 1936 e 1940. Apesar de atualmente a capela ser consagrada ao Imaculado Coração de Maria, até o ano de 1948 ela atendia às irmãs da Ordem das Carmelitas Descalças que ali viviam em clausura e tinham como patrona Santa Teresa de Ávila.

PDF

Referências

ARIEDE, Pedro Antonio. Nossa Capela: Paróquia Coração Imaculado de Maria – PUC. São Paulo: Alter Market, 2002.

ANDRADE, Mário de. Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Rio de Janeiro: Sphan/Min.da Educação e Saúde, 1945. (Publicação nº14)

AVILA, Teresa de. Livro da Vida (Autobiografia), 1562-1565. Disponível para consulta ou download em sites da Ordem dos Carmelitas Descalços, como por exemplo, em http://www.carmeloonline.com.br/ livros/index.php?pag=vd. Acesso em 14 jun. 2012.

BREIA, Maria Teresa Stockler e. A transição do ensino de arquitetura Beau-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie – 1947-1965. São Paulo: FAU/ USP, 2005. (Tese de Doutorado)

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

MURAYAMA, Eduardo Tsutomu. A pintura de Jesuíno do Monte Carmelo na igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo. São Paulo: Instituto de Artes/ UNESP, 2010, 275p. (Dissertação de Mestrado).

PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

ROCHA, Paulo Mendes da; SEGAWA, Hugo. Paulo Mendes da Rocha recebe título de professor emérito da FAUUSP. Pós. Rev Programa Pós-Grad Arquit Urban. FAUUSP, São Paulo, n. 28, dez. 2010. Disponível em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151895542010000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 19 jul. 2012.

RUTTER, Lynner. Glossary of Esoteric Architectural and Design Terms. Disponível em http://www.orna Disponível em http://www.ornamentalist.net/2008/06/marouflage-ceiling-in-progress.html Acesso em 17 jul. 2012

SERAPIÃO, Fernando. Francisco Petracco: o arquiteto que ajudou a mudar o panorama da arquitetura paulista ainda tem grande parte de sua produção oculta, quase secreta. Publicada originalmente em PROJETODESIGN, Edição 336, Fevereiro de 2008. Disponível em http://www.arcoweb.com.br/entrevista/francisco-petracco-o-arquiteto-20-03-2008.html Acesso em 26 jun. 2012.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas: São Paulo 1890 a 1920. São Paulo: Edusp/ Imprensa Oficial do Estado, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Myriam Salomão