Banner Portal
O clique único de Assis Horta: registro documental ou arte
PDF

Palavras-chave

Assis Horta
Fotografia

Como Citar

SILVA, Cleber Soares da. O clique único de Assis Horta: registro documental ou arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 116–128, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4261. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4261. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

A exposição do pôster no XI EHA teve como objetivo a divulgação da obra fotográfica de Assis Horta, ainda pouco conhecida, mas que vem despertando gradativamente o interesse de estudiosos da fotografia e do público em geral.

PDF

Referências

ALBUQUERQUE, Chico. O Estúdio fotográfico Chico Albuquerque: retrato, publicidade, indústria, arquitetura e documentação urbana (1947-1975). São Paulo: IMS, 2013.

ARRUDA, Rogério. O Ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Edição do autor, 2013.

BELTRAMIM, Fabiana. Sujeitos iluminados. São Paulo: Alameda, 2013.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FILHO, Osmar Gonçalves dos Reis; MORAIS, Isabelle Freire de Morais. A encenação no retrato fotográfico: do “isto existiu” ao “isto foi encenado”. XXIII Encontro anual Compós – Universidade Federal do Pará. 2014. Em http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT13_IMAGEM_E_IMAGINARIOS_MIDIATICOS/aencenac_a onoretratofotogra_fico_2256.pdf (em 10/08/2015).

HARAZIM, Dorrit. O clique único de Assis Horta. Revista Zum. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n.7, p.32-55. 2014.

KASES, Leonardo. Dignidade eternizada em um retrato. Rio de janeiro: O Globo. Prosa e Verso. P. 6.

Ed. 7 de dezembro de 2013.

KOSSOY, Boris. Hercule Florence: A descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo: Edusp, 2006.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles (IMS). 2002.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia. São Paulo: Ateliê. 2014.

LACERDA, Vinícius. Sobre memória e atualidade. O Tempo Magazine. Disponível em: http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/sobre-mem%C3%B3ria-e-atualidade-1.951571 (acesso em 24/01/2015).

LIMA, Francisca Helena B; MELHEM. Mônica M; CUNHA, Oscar Henrique de Brito e. Cadernos de pesquisa e documentação do IPHAN. A fotografia na preservação do patrimônio cultural: uma abordagem preliminar. Rio de Janeiro: IPHAN, COPEDOC, 2008.

LISSOVSKY, Maurício. O refúgio do olhar. A fotografia de Kurt Klagsbrunn no Brasil dos anos 1940. São Paulo: Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2013.

LISSOVSKY, Maurício. Poses e flagrantes: ensaios sobre fotografia e história. Niterói: Editora da UFF. 2008.

MOURA, Carlos E. M. de (Org.); AMARAL, Aracy A.; LEMOS, Carlos A. C.; BERNADET, Jean-Claude. Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983.

NETO, Lira. Getúlio (1930-1945): do governo provisório à ditadura do Estado Novo. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

OLIVEIRA, Moracy. Assis Horta. Olhavê. Disponível em: http://olhave.com.br /2014/06/ perfil-assis-horta/ (acesso em 23/01/2015).

RODRIGUES, Afonso (Org.). A fotografia no Museu Mariano Procópio. Juiz de Fora: Funalfa. 2012.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac, 2010.

SOUZA, Flander de. ALKMIM, Verônica. Org. O olhar eterno de Chichico Alkmim. Belo Horizonte: Editora B, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Cleber Soares da Silva