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A importância da luz e da cor na análise iconográfica
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Palavras-chave

Método iconográfico
Análise iconográfica
Cor
Luz

Como Citar

CASIMIRO , Luís Alberto Esteves dos Santos. A importância da luz e da cor na análise iconográfica. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 337–351, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4301. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4301. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

O Método Iconográfico proposto por Erwin Panofsky como forma de analisar as obras de arte, de compreender e interpretar o significado mais profundo que cada obra encerra, é um método sobejamente conhecido e com referências abundantes no domínio dos estudos em História da Arte. Trata-se de um processo muito completo no que se refere aos objetivos propostos pois, de fato, a sua aplicação permite uma compreensão aprofundada do significado da obra de arte em si mesma e explicá-la tendo em conta a época, a cultura e a sociedade onde foi criada e o local para onde foi realizada.

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Referências

CASTIÑERAS GONZÁLEZ, Manuel Antonio. Introducción al método iconográfico. Barcelona: Editorial Ariel, 1998.

GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2003.

HELLER, Eva. Psicología del color. Cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.

HOLLY, Michael ANN. Iconografia e Iconologia. Milano: Jaca Book, 2000.

PANOFSKY, Erwin. O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

´PANOFSKY, Erwin. Estudios de Iconología . Madrid: Alianza Editorial, 1994.

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Copyright (c) 2015 Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro