Banner Portal
Conferência de encerramento do XIII Encontro de História da Arte
PDF (Portuguese)

Keywords

Historiografia
História

How to Cite

COLI, Jorge. Conferência de encerramento do XIII Encontro de História da Arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 66–71, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4311. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4311. Acesso em: 7 dec. 2025.

Abstract

Até o século XVIII, a história se fundava numa referência ao passado. Esta afirmação tem os defeitos da generalidade, mas em suas principais linhas é verdadeira; Pensava-se em relação a uma idade do ouro perdida: a antiguidade clássica. Empregando uma terminologia que Mircea Eliade, em O mito do eterno retorno, empregou num outro contexto, é possível dizer que o presente era sentido como um “tempo fraco”, que se tornava “tempo forte” apenas quando um feito contemporâneo atingia a grandeza dos antigos gregos e romanos. Havia um sistema de ascensão, no qual a arte representava um papel muito importante, porque ela elevava os grandes homens do presente à dignidade antiga. Andrea Doria, o condottiere lígure, grande marinheiro, é retratado como Netuno, senhor dos mares; Luís XIV é o novo Apolo, rei sol; o guerreiro Heitor de Villars é figurado numa escultura como o Heitor da Ilíada – e uma inscrição dirá que esse novo Heitor não teve Aquiles que pudesse se opor a ele.

PDF (Portuguese)

References

ENCONTRO DA HISTÓRIA DA ARTE, v. 13, 2018. In: Arte em confronto: embates no campo da história da arte. Campinas: Unicamp, 2018.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Jorge Coli