Banner Portal
Inversões conceituais: a publicação como espaço de exposição no campo ampliado
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Arte conceitual
Arte performática
Espaços expositivos
Espaço como obra

Como Citar

OLIVEIRA, Silfarlem Junior de. Inversões conceituais: a publicação como espaço de exposição no campo ampliado. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 641–649, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4354. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4354. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

Seguindo o curso das transformações, inquietudes e ampliações tanto do objeto quanto do próprio campo da arte por volta dos anos 60 e 70 do século passado (acompanhando a revolução nos meios de comunicação), as experiências artísticas conceituais, processuais e performativas irão adotar outros “espaços expositivos”, bem como, em muitos casos, problematizar os papéis definidos anteriormente na produção do objeto autônomo, do curador, do crítico e do artista. Neste sentido, o texto aqui apresentado centrar-se-á na publicação como espaço expositivo e, ao mesmo tempo, como obra (objeto) de arte.

PDF

Referências

ATKINSON, Terry. et al. (eds.). Art-Language: The Journal of Conceptual Art. Coventry: Art & Language Press, maio de 1969.

BARRY, Robert et al. “Cuatro entrevistas (con Barry, Huebler, Kosuth, Weiner)”. In: GINTZ, Claude. Arte Conceptual: una perspectiva. Madrid: Fundación La Caixa, 1989.

BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 1993.

GRAHAM, Dan. “My Works for Magazine Pages: ‘A History of Conceptual Art’”. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (Eds.) Conceptual Art: A Critical Anthology. Massachusetts: MIT Press, 2000.

HARRISON, Charles. “Objeto de Arte y Obra de Arte”. In: GINTZ, Claude. Arte Conceptual: una perspectiva. Madrid: Fundación La Caixa, 1989.

HARRISON, Charles; SIEGELAUB, Seth. “Sobre exposiciones y el mundo como todo: conversación con Seth Siegelaub”. In: BATTCOCK, Gregory. La idea como arte: documentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1977.

LEWITT, Sol. “Parágrafos sobre Arte Conceitual”. In: FERREIRA, G.; COTRIM, C. (Eds.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.

LIPPARD, Lucy R. Seis años: la desmaterialización del objeto artístico de 1966 a 1972. Madrid: Akal, 2004.

MORGAN, Robert C. Del arte a la idea: ensayos sobre arte conceptual. Madrid: Akal, 2003.

SIEGELAUB, Seth. January 5-31, 1969. New York: Madison Avenue, 1969.

WILDE, Oscar. The Critic As Artist. Los Angeles: Green Integer Books, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Silfarlem Junior de Oliveira