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Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição “MemoriAntonia”, ou “A alma dos edifícios”
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
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Palavras-chave

Exposição
MemoriAntonia
A alma dos edifícios
Trauma coletivo

Como Citar

SANTOS, Vivian Braga dos. Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição “MemoriAntonia”, ou “A alma dos edifícios”. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 716–724, 2022. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4363. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4363. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

O trauma como temática central de algumas poéticas artísticas contemporâneas apresentase por meio de abordagens variadas. Essas diferenciações não concernem apenas aos meios dos quais artistas lançam mão para conferir o aspecto plástico de seus trabalhos, elas partem também do próprio pertencimento do trauma (por vezes individual, por vezes coletivo) que guia a poiesis de muitos artistas. Em ambos os casos, destaca-se a importância de traumas desencadeados pelas catástrofes que marcaram o século XX; em primeiro lugar o genocídio nazista na Segunda Guerra Mundial, seguido pelo terrorismo de Estado das ditaduras latinoamericanas.

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