Banner Portal
A inveja na arte medieval e renascentista
PDF

Palavras-chave

Inveja
Arte medieva
Arte medieval
Arte renascentista

Como Citar

COSTA, Ricardo Luiz Silveira da; SANTOS, Armando Alexandre dos. A inveja na arte medieval e renascentista. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 498–505, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4374. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4374. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

A inveja é uma paixão – ou um sentimento – que, desde os mais remotos tempos, sempre exerceu notável papel na História. Encontram-se traços dela em todas as épocas, na Mitologia, na História e na Literatura de todos os povos. Seu traço comum é a tristeza pelo bem alheio que não se possui. O invejoso se atormenta porque outro tem algo que ele queria ter, ou é alguma coisa que ele queria ser. E, em consequência, ele se esforça para privar o outro daquele bem, ainda que não possa vir a possuí-lo, somente pelo gosto de não ver outro que, a algum título, seja superior a ele.

PDF

Referências

Bibliorum Sacrorum Iuxta Vulgatam Clementinam. Cidade do Vaticano: Typis Polyglottis Vaticanis. 1946.

ANÔNIMO. Curial e Guelfa. (Primeira tradução para o português e notas: Ricardo da Costa – Revisão: Armando Alexandre dos Santos. Estudo introdutório e edição de base: Antoni Ferrando). Santa Barbara (CA): eHumanista, 2011.

AQUINO, São Tomás de. Suma Teologica. Madri: Biblioteca de Autores Cristianos, 1959, vol. VII.

GREGÓRIO MAGNO. Libros Morales/1 (I-V). Madrid: Editorial Ciudad Nueva, 1998.

LORRIS, Guilherme de. A Primeira parte de O Romance da Rosa (c. 1225) (trad. de Sonia Regina Peixoto, Eliane Ventorim e Ricardo da Costa). Disponível em: http://www.ricardocosta.com/textos/rosa1.htm

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Ricardo Luiz Silveira da Costa, Armando Alexandre dos Santos