Banner Portal
A representação da anunciação do renascimento ao Barroco: aspectos formais e iconográficos
PDF

Palavras-chave

Anunciação
Bíblia
Renascimento
Barroco
Iconografia

Como Citar

ABREU, Clara Habib de Salles. A representação da anunciação do renascimento ao Barroco: aspectos formais e iconográficos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 46–52, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4421. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4421. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Este trabalho pretende, a partir da análise de exemplos emblemáticos, refletir sobre aspectos formais e iconográficos presentes nas representações pictóricas da passagem da Anunciação desde o período do Renascimento até o Barroco. Ao identificar diferenças e semelhanças entre os padrões dos respectivos períodos almeja-se uma compreensão mais apurada da tradição representativa do tema.

PDF

Referências

BÍBLIA, Português. Bíblia. Tradução Ecumênica. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

BAXANDALL, M. O Olhar Renascente: Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

CASIMIRO, L.E.S.C. Iconografia da Anunciação. Revista da Faculdade de Letras e Ciências e Técnicas do Patrimônio. Porto, 2008-2009.

SOBRAL, L.M. A Anunciação na Pintura Portuguesa da Contra-Reforma: Doutrina, Tradição e Agudeza. In: Do Sentido das Imagens. Lisboa: Editorial Estampa, 1996

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Clara Habib De Salles Abreu