Resumo
A presente comunicação trata do recente fenômeno dos desdobramentos da prática da pesquisa histórica e de arquivo sobre a República Democrática do Congo na arte contemporânea. Desde os anos 1990, é possível observar um crescente número de artistas internacionais cujos trabalhos – em fotografia, vídeo, vídeo-instalação, filme – tratam cada qual ao seu modo, de diferentes aspectos da história colonial e póscolonial2 congolesa e de sua relação com a atualidade. Trata-se de um conjunto de trabalhos que indagam a história do Congo, a partir de seus espectros, de um passado que parece não passar, que nos leva a rever os traumas e as feridas abertas da história.
Referências
AMSELLE, J.-L. L’art de la friche – essai sur l’art africain contemporain. Paris: Flammarion, 2005.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história In Obras Escolhidas – magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 222-232.
BOECK, F. The Last Post: Congo and Postcolonial Theory, 2012. Recuperado em 8 de outubro de 2012 de https://lirias.kuleuven.be/bitstream/123456789/319799/1/The+Last+Post22310.pdf
BRAECKMAN, C. Les nouveaux prédateurs: Politique des puissances en Afrique Centrale. Paris: Fayard. 2003.
BRAECKMAN, C. Congo: festivals Afrika et Afrique taille XL “censures”? In Le Soir, 24 mars 2010. Recuperado em 20 de dezembro de 2012 de http://archives.lesoir.be/congo-festivals-afrika-et-afrique-taillexl-censures-_t-20100324-00URPJ.html
BRANCO, J. Qui veut vraiment la paix au Congo? In Presse-toi à gauche, le 13 novembre 2012. Recuperado em 10/ 12/ 2012 de http://www.pressegauche.org/spip.php?article12230
DEMOS, T. J.. Return to the Postcolony – Specters of Colonialism in Contemporary Art. Berlin: Sternberg Press, 2013.
DERRIDA, J. Espectros de Marx. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, J. Mal de arquivo – uma impressão freudiana. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 2001.
ELSAESSER, T. Subject positions, Speaking positions In Sobchak, Vivian (Ed.) The Persistence of History – Cinema, Television and Modern Event. New York, London: Routledge, 1996, pp. 145-183.
ELSAESSER, T. History, Media and Memory – Three Discourses in Dispute? In Ekman, U.(Ed.). Witness: Memory, Representation and the Media in Question. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 2008, pp. 393-413.
ENWENZOR, O. Archive Fever – Uses of Documents in Contemporary Art. Michigan: International Center of Photography, 2008
GODDERIS, I. & Kiangu, S. Congomania in Academia – recent historical research on Belgian Historical Past In BMGN Low Countries Historical Review vol 126, issue 4, 2011. Recuperado de http://www.bmgn-lchr.nl/index.php/bmgn/article/view/7442
GODFREY, M. The Artist as Historian In October 120, Spring 2007, p. 140-172.
HOCHSCHILD, A. King Leopold’s ghost– a story of greed, terror and heroism in colonial Africa. Boston: Houghton Mifflin, 1998.
MANJI, F. & Marks, S. African Perspectives on China in Africa. Oxford, Cape Town, Nairobi: Fahamu, 2007.
MARRIAGE, Z. La violence du pouvoir, l’exclusion de civils et Le M23. In Open Democracy, 2012. Recuperado de http://www.opendemocracy.net/opensecurity/zo%C3%AB-marriage/la-violence-du-pouvoirlexclusiondes-civils-et-le-m23 em 20 de julho de 2013.
MARTIN, G. Review essays - Conflict in the Congo: Historical and Regional Perspectives. In African Studies Review, vol. 48, no.1, April 2005, pp.127-137.
MUNANGA, K. A Republica Democrática do Congo – RDC, 2007. Recuperado de http://wwwcasadasafricas.org.br/wp/wp-content/uploads/2011/09/A-Republica-Democratica-do-Congo.pdf
ROGER, A. Le rôle complexe des supports matériels de la mémoire nationale. In Hähnel-Mersnard et al. Culture et Mémoire – représentations contemporaines de la mémoire dans les espaces mémoriels, les arts du visuel, la littérature et le théâtre. Paris: Éditions de l’École Polytechnique, 2008, p. 85-92.
ROGER, A. & Deslaurier, C. Mémoires grises. Pratiques politiques du passe colonial entre Europe et Afrique. In Politique Africaine 2006/2, n. 102, p. 5-27.
STOLER, A. L. Colonial Archives and the Arts of Governance. In Archival Science, vol 2, 2002. P. 87-2002.
Obras analisadas:
Série de fotomontagens Mémoire (2006), Sammy Baloji.
Vídeoinstalação An Italian Film (África Adio) (2012), Mathieu Klebeye Abbonenc.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Emi Koide