Banner Portal
Corpos subjugados: o masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres
PDF

Palavras-chave

Corpos
Masculino
Mulheres
Beleza fatal

Como Citar

CAMPOS, Letícia Badan Palhares Kanuer de. Corpos subjugados: o masculino como vítima impotente da beleza fatal das mulheres. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 186–194, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4442. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4442. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

A figura feminina, tema central de diversas obras do âmbito artístico e literário, ganha, ao fim do Século XIX, um novo olhar, voltado para a fatalidade e seu poder de destruição. Dentre as tantas imagens de femmes fatales produzidas durante esses anos, uma composição específica parece exaltar a monstruosidade e exuberância da figura impassível da mulher – aquela cujos homens, vitimados, revelam-se lançados aos seus pés. Nas linhas que se seguem, trataremos sobre esta iconografia.

PDF

Referências

COLI, Jorge. O corpo da liberdade. São Paulo: Cosac Naify, 2010

COSTA JUNIOR, Martinho Alves da. “Fin-de-siècle: Luxúria, morte e prazer”. In: VI Encontro de História da Arte – A História da arte e suas fronteiras, 2010. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/eha/edant_vieha.html

CRAWFORD, Francis Marion. “Porque o sangue é vida”. IN COSTA, Bruno (Org.). Contos clássicos de vampiros. Tradução de Marta Chiarelli, Beatriz Sidou e Bruno Costa. São Paulo: Hedra, 2010.

CREED, Barbara. The Monstrous-Feminine: film, feminism, psychoanalysis. Nova York: Routledge, 1993.

DIJKSTRA, Bram. Idols of perversity – Fantasies of feminine evil in fin-de-siècle culture. New York: Oxford University Press, 1986.

DIJKSTRA, Bram. Evil Sisters: The Threat of Female Sexuality and the Cult of Manhood. New York: Alfred A. Knopf, 1996.

DOTTIN-ORSINI, Mireille. Cette femme qu’ils disent fatale. Paris: Grasset, 1993.

DOTTIN-ORSINI, Mireille. (Org.). Salomé. Paris: Éditions Autrement, 1996.

EXPOSIÇÃO AMISANI. O Correio Paulistano, São Paulo, 12 set. 1913.

GIBSON, Michael. Simbolismo. Tradução de Paula Reis. Köln: Taschen, 2006.

JULLIAN, Philippe. Dreamers of Decadence – Symbolist painters of the 1890s. Tradução de Robert Baldick. Nova York: Praeger Publishers, 1974.

JUVENAL. Satires. Trad. Pierre de Labriolle. Paris, Les Belles Lettres, 2002.

LEDERER, Wolfgang. The fear of women. Nova York: Harcourt Brace Jovanovich, 1968.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução de Philadelpho Menezes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

RAPETTI, Rodolphe. Symbolism. Trad. Deke Dusinberre. Paris: Flammarion, 2006.

SOUBIRAN, Jean-Roger. Gustav Adolf Mossa: Catalogue raisonné des oeuvres ‘symbolistes’. Paris: Somogy éditions d’art, 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Letícia Badan Palhares Kanuer De Campos