Banner Portal
O ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da real biblioteca portuguesa
PDF

Palavras-chave

Real Biblioteca Portuguesa
Iconografia
Virgem Maria
Livro de Horas

Como Citar

SOUZA, Maria Izabel Escano Duarte de. O ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da real biblioteca portuguesa. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 242–251, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4449. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4449. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

O livro de horas pode ser considerado o livro mais popular do período conhecido como Baixa Idade Média. Foi o tipo de livro mais produzido entre os séculos XIII e XVI, mais até do que a Bíblia, e os que sobreviveram em maior número até os nossos dias (Cf. WIECK, 1997: 9). O período áureo de produção destes livros abrange os séculos XIV e XV. Embora o primeiro livro de horas de que se tem notícia seja do século XIII foi somente nos dois séculos seguintes que sua produção se expandiu e se consolidou na Europa. Eram muito comuns, por exemplo, como presente de núpcias entre noivos. Podiam ser também utilizados para a alfabetização de crianças. Eram símbolos de status, e bens considerados preciosos, a ponto de figurarem em testamentos.

PDF

Referências

BELTING, H. Semelhança e Presença – A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.

Bíblia de Jerusalém. Rio de Janeiro: Paulus Editora, 2002, 2ª Ed.

FAILLACE, Vera Lúcia Miranda. Catálogo dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Brasil. 2009. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas – CPDOC, Rio de Janeiro. 2009.

FRÓES, Vânia Leite. O livro de horas dito de D. Fernando – maravilha para ver e rezar. In. ___. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Vol. 129, 2011.

GAUVARD, Claude; LIBERA, Alain de; ZINK, Michel. Dictionnaire du Moyen Âge. Paris: PUF, 2002.

HALL, James. Dictionary of Subjects and Simbols in Art. New York: Harper & Row Publishers, 1974.

HAMEL, Christopher. A History of Illuminated Manuscripts. Londres: Phaidon Press, 2006.

HAMEL, Christopher. Book of Hours. In.: HAMEL, Christopher. The Oxford Art Online. Disponível em: http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/grove/art/T010009. Acessado em 19/10/2009.

PELIKAN, J. Maria através dos séculos: seu papel na história da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PENKETH, Sandra. Women and Book of Hours. In: PENKETH, Sandra., SMITH, Lesley., TAYLOR, Jane H. M. Women and the book: assessing the visual evidence. Toronto: University of Toronto Press, 1996, p. 266-281.

SCHMITT, Jean-Claude. Imagens. In: SCHMITT, Jean-Claude; LE GOFF, Jacques. Dicionário Temático do Ocidente Medieval, vol. 1. São Paulo: EDUSC, 2002.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: EDUSC, 2007.

VARAZZE, Jacopo. Legenda Áurea (trad. Hilário Franco Júnior). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

WALTHER, I. WOLF, N. Codices Ilustres: los manuscritos iluminados más bellos del mundo desde 400 hasta 1600. Madrid: Taschen, 2005.

WIECK, Roger S. Painted Prayers: The Book of Hours in medieval and Renaissance Art. New York: The Pierpont Morgan Library, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Maria Izabel Escano Duarte De Souza