Banner Portal
Arte como catarse: as performances de Joseph Beuys e a ressignificação do mundo
PDF

Palavras-chave

Performances
Joseph Beuys
Catarse

Como Citar

BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Arte como catarse: as performances de Joseph Beuys e a ressignificação do mundo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 413–416, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4472. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4472. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

 Gostaríamos de realizar, nesta comunicação, realizar algumas considerações acerca da obra de Joseph Beuys (1921 – 1986), especificamente sobre suas performances, no sentido de entendê-las como um processo de resgate, ampliação e assimilação de experiências humanas, numa chave mística. O passado polêmico do artista como integrante da Juventude hitlerista e aviador da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, bem como os eventos decorrentes do desastre aéreo sofrido em 1944, transformaram-se em uma espécie de mito – o resgate e cura do piloto por uma tribo tártara que manteve seu corpo envolto em gordura animal e feltro – e contribuíram para que Beuys fosse um defensor das propriedades curativas da arte, crença expressa em suas performances ritualísticas.

PDF

Referências

BORER, Alain. The essential Joseph Beuys. Massachusetts: MIT Press, 1997.

COELHO, Teixeira; REIS, Paulo; VELOSO, Marco. Os Múltiplos de Beuys. São Paulo: MAC; Centro Cultural FIESP, 2000.

GALLWITZ, Klaus. Joseph Beuys: Relâmpago com Claridade sobre veado. São Paulo: Fundação Bienal, 1989.

HAKS, Frans. Interview with Joseph Beuys. In: Joseph Beuys: Diverging Critiques. Liverpool: Tate Galery Liverpool/Liverpool University Press, 1995.

STAECK, Klaus. Honey is Flowing in all directions: Joseph Beuys. Berlim: Edition Staeck, 1997.

TEMKIN, Ann. Joseph Beuys: An Introduction to his life and work. Philadelphia; Nova York: Philadelphia Museum of Art; Museum of Modern Art, 1993.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Vanessa Beatriz Bortulucce