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Arte da fuga: as guerras, as dores e os traumas gerados no corpo
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Hapenning
Performance
Guerra
Corpo
Manifesto futurista

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Hélio Batista de. Arte da fuga: as guerras, as dores e os traumas gerados no corpo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 321–328, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4527. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4527. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Com a efervescência do Manifesto Futurista Italiano (1909), de Marinetti em Paris, vários artistas e poetas em seus guetos buscaram romper através da leitura de manifestos/poesias com as tradições europeias da pintura, escultura e representação. Obtendo experimentações das vanguardas europeias do século 20, o corpo ganha um espaço e passa a ser trabalhado no hapenning, na arte corporal chegando na performance.

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Referências

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Copyright (c) 2017 Hélio Batista de Oliveira Júnior