Banner Portal
O silêncio sobre a circuncisão: o corpo dos judeus na Arte Renascentista
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Arte Renascentista
Judeus
Torá
Circuncisão

Como Citar

REBETEZ, Inácio Schiller Bittencourt. O silêncio sobre a circuncisão: o corpo dos judeus na Arte Renascentista. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 333–335, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4529. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4529. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

Se a igreja católica celebrou a circuncisão de Jesus como o início da salvação da humanidade, os artistas do Renascimento nunca evidenciaram os efeitos desse acontecimento. Da mesma forma, outras personagens judaicas do Antigo e do Novo Testamento, como Isaac, David e João Batista, foram sempre representados na Renascença com prepúcio, de maneira contrária, portanto, à própria narrativa bíblica.

PDF

Referências

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

STEINBERG, Leo. The sexuality of Christ in the Renaissance and in modern oblivion. Chicago e Londres: Chicago University Press, 1996.

TORÁ – A LEI DE MOISÉS. São Paulo: Editora e Livraria Sêfer, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Inácio Schiller Bittencourt Rebetez