Banner Portal
Quatro séculos de Silêncio: as pinturas parietais da Capela de São Miguel Paulista
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Capela de São Miguel Paulista
Pinturas parietais
Brasil colônia

Como Citar

MONTANARI, Thais Cristina. Quatro séculos de Silêncio: as pinturas parietais da Capela de São Miguel Paulista. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 560–567, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4558. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4558. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

Localizada em uma antiga rede de aldeias, a Capela de São Miguel Paulista se estabelece como a única remanescente do século XVII ao progresso da cidade de São Paulo, sendo portanto um marco da colonização e evangelização no antigo aldeamento jesuítico de São Miguel.

PDF

Referências

AMARAL, Aracy. A Hispanidade em São Paulo: da casa rural à Capela de Santo Antônio. São Paulo: Nobel/ Ed. Da Universidade de São Paulo, 1981.

ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais caracteristicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. 2. ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Comp. Ed. Nacional, 1966.

BAILEY, Gauvin Alexander. "Le style jèsuit n‘existe pas: Jesuit Corporate Culture and the Visual Arts". In: O‘MALLEY, John W. S.J.; BAILEY, Alexander G.; HARRIS, Steven J.; KENNEDY, Frank S.J. (Org.). The Jesuits: Cultures, Sciences, and the Arts: 1540- 1773. Toronto: University of Toronto Press, 2000, pp. 38-89.

BAILEY, Gauvin Alexander. "The New Plant of the Primitive Church‘: The Jesuit Reductions among the Guaraní in Paraguay, 1609- 1768." In: Art on on the Jesuit Missions in Asia and Latin America. Toronto; Buffalo: University of Toronto Press, 2001.

BAILEY, Gauvin Alexander. "Eyeing the Other The Indigenous Response" In: Art of Colonial Latin America. Londres: Phaidon, 2005.

BOMTEMPI, Silvio. O bairro de São Miguel Paulista: a aldeia de São Miguel de Ururai na historia de São

Paulo. São Paulo, SP: Secretaria de Educação e Cultura, 1970.

BURY, John. Arquitetura e Arte no Brasil Colonial. São Paulo: Nobel, 1991.

COSTA, Lúcio. "A arquitetura jesuítica no Brasil". In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: MES, v. 5, 1941, pp. 09-104.

GONÇALVES, Cristiane Souza. Restauração Arquitetônica: a experiência do SPHAN em São Paulo, 1937-1975. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. "Capelas antigas de São Paulo". In: Revista do Serviço de Patrimônio Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 5, pp. 105-120, 1941.

KOK, Glória. A presença indígena nas capelas da Capitania de São Vicente (Século XVII). Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 45- 73, out. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/19732/13847. Acesso em: 08 mai. 2017.

KOK, Glória. "Índios de ofícios e índios 'encapelados‘ da Capitania de S. Vicente no século XVII". In: FERNANDES, Eunícia (Org.). A Companhia de Jesus e os Índios. Curitiba: Editora Prismas, 2016, pp. 216-231.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil (1938). Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. 10 v.

MARQUES, Manuel Eufrásio de Azevedo. Apontamentos históricos, geográficos, biográficos, estatísticos e noticiosos da Província de São Paulo: seguidos da Cronologia dos acontecimentos mais notáveis desde a fundação da Capitania de São Vicente até o ano de 1876. Belo Horizonte, MG; São Paulo, SP: Editora Itatiaia: Editora da USP, 1980. 2v.

MARTINS, Renata Maria da Almeida. "Veredas de Luz. A imagem do sol, da lua e das estrelas e a arte dos emblemas nas Missões Jesuíticas, da Amazônia à Argentina". IN: MELLO, Magno (Org.), Belo Horizonte, Ed. UFMG (no prelo).

MARTINS, Renata Maria da Almeida. "Além do Olhar: as fontes para a apropriação das técnicas e dos materiais das culturas indígenas nas artes da Amazônia Colonial (séculos XVII e XVIII)". In: KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize. Objetos do Olhar: História e Arte. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014, pp. 139-154.

MARTINS, Renata Maria da Almeida. "La Compagnia sia come un cielo: o sol, a lua e as estrelas dos livros de emblemas para a decoração das igrejas das missões jesuíticas na América Portuguesa". In: DUVE, Thomas; HENSEL, Silke; MUCKE, Ulrich; PIEPER, Renate; POTTHAST, Barbara (Ed.). Jahrbuch fur Geschichte Lateinamerikas / Anuario de Historia de América Latina, vol. 50. Colônia / Weimar / Viena: Bohlau Verlag, 2013, pp. 81-102.

MARTINS, Renata Maria da Almeida. "Tintas da Terra, Tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas missões jesuíticas do Grão-Pará, 1653–1759". Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, outubro de 2009 [tese de doutorado. Orientador: Prof. Dr. Luciano Migliaccio].

MONTEIRO, John Manuel. "Os Guarani e a História do Brasil Meridional Séculos XVI-XVII". In: CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo, SP: FAPESP: Companhia das Letras, 1992, pp. 475-498.

MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra. índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

MORAES, Júlio. "O Restauro nos monumentos sacros paulistas". In: TIRAPELI, Percival (Org.). Patrimônio Sacro na América Latina. Arquitetura / Arte / Cultura. São Paulo: Arte Integrada, 2015, pp. 317-324.

PETRONE, Pasquale. Aldeamentos paulistas. São Paulo, SP: EDUSP, 1995. 396p.

ROWËR, Frei Basílio. Páginas de História Franciscana no Brasil. Ed. Vozes. Petrópolis, RJ. 1957.

TIRAPELI, Percival. "Pinturas Jesuíticas em São Miguel Paulista". In: TIRAPELI, Percival (Org.). Patrimônio Sacro na América Latina. Arquitetura / Arte / Cultura. São Paulo: Arte Integrada, 2015, pp. 325-338.

TIRAPELI, Percival. Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó. São Paulo: Editora UNESP e Imprensa Oficial do Estado, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Thais Cristina Montanari