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A perspectiva do patrimônio no samba como pensamento político e educação para formação de identidade e ocupação dos espaços
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Palavras-chave

Samba
Rio de Janeiro
Patrimônio
Educação
Identidade

Como Citar

CARVALHO, Cleivison Jesus de. A perspectiva do patrimônio no samba como pensamento político e educação para formação de identidade e ocupação dos espaços. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 16, p. 54–64, 2023. DOI: 10.20396/eha.16.2022.4966. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4966. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

A pesquisa tem como foco central o samba, na perspectiva do patrimônio cultural e da produção de redes educativas, tomando como referência sua inscrição no Livro de Registro do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional/IPHAN, em 2007, solicitado pelo Centro Cultural Cartola. Acerca do objeto de pesquisa, são abordados e estudados os conceitos de identidades, ancestralidade, territorialidade, patrimônio e educação emancipatória. Esses conceitos dialogam, intimamente, com o samba e seus sujeitos. Devido à sua imaterialidade, o samba apresenta uma dinâmica de ocupação, resistência e estratégia política, tanto de sobrevivência às ausências de políticas públicas, quanto de reinvenção dos cenários cotidianos. Neste sentido, a Lei 10.639/03 que deve garantir a práxis da cultura afro-brasileira nas escolas, apresenta dificuldades na sua funcionalidade. Logo, se a escola não consegue ser o principal espaço de debate como se dá a construção destas identidades? Buscamos investigar o processo epistemológico, de formação identitária e tessitura de saberes/conhecimentos a partir das trocas fomentadas pela festa do samba.

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Referências

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