Banner Portal
n. 2 (2006): Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas
Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas

Organizadores: Ana Paula Camargo Lima, Christine De Carli, Helder Oliveira, Luciana Bicalho Piacenza, Marina Berriel, Patricia Sant'Anna.

Ana Paula Camargo Lima, Christine De Carli, Helder Oliveira, Luciana Bicalho Piacenza, Marina Berriel, Patrícia Sant'Anna
1-6
Teoria e história da arte: abordagens metodológicas
PDF

Comunicações

Nelson Aguilar
3-5
Lina Bo Bardi
PDF
Fernando de Oliveira Amorim, Fernando César Amaro Brolia
6-13
Preservação do patrimônio histórico: manifestação do absoluto e manutenção da cultura – O caso catedral de São Sebastião, Presidente Prudente, SP
PDF
Arley Andriolo
14-20
A questão da alteridade no “primitivismo artístico”
PDF
Solange Aragão
21-27
Comunicante-comunicado-comunicando: método de estudo de obras de arte
PDF
Virgínia Gil Araújo
28-34
Imagens censuradas: a fotografia como arte e política em Antonio Manuel
PDF
Evelyne Azevedo
35-40
Visões do exotismo na Roma barroca: a fonte dos quatro rios e o obelisco da praça Navona
PDF
Carolina Marielli Barreto
41-46
Ensino de arte e educação profissional feminina: um estudo de caso sobre a escola profissional feminina de São Paulo
PDF
Maria Berbara
55-70
Francisco de Hollanda e a “teoria artística” michelangiana
PDF
Afrânio Biscardi
71-77
O dirigismo laico: D. Pedro II e o projeto imperial
PDF
Renata Bittencourt
78-89
Modos de negra e modos de branca: o retrato Baiana e a imagem da mulher negra na arte do século XIX
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
90-93
Por um natural da normalidade: a problematização do conceito de realismo na arte alemã do entre-guerras (1919-1938)
PDF
Frederico Braida
94-102
Espaços para as artes na era da cultura digital: considerações sobre emergentes espaços públicos (digitais)
PDF
Renata Gomes Cardoso
103-106
A necessidade do retorno à obra no caso brasileiro
PDF
Claudio Umpierre Carlan
107-111
Numismática romana - teoria e método: a arte a serviço do estado
PDF
Edwar de Alencar Castelo Branco
112-118
O terror da vermelha: síntese sensitiva da marginalia 70
PDF
Silvia Denise Alves Correa
119-124
Gregório Gruber: visões da cidade
PDF
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa, Guiomar Josefina Biondo
125-130
Arte na escola: a construção da história da arte a partir do leitor
PDF
Maria Antonia Couto da Silva
131-137
As cópias de Veronese por François Boucher do acervo do museu de arte de São Paulo
PDF
Maria de Fátima Morethy Couto
138-143
A biografia na história da arte: o “confronto” entre Anita e Tarsila
PDF
Robson Xavier da Costa
144-151
Trajetórias do olhar: pintura naïf e história da arte paraibana
PDF
Fernanda Pequeno da Silva
152-158
A dança e o movimento em Hélio Oiticica, Lygia Pape e Aby Warburg: convergências ou fricções?
PDF
Maria do Carmo Couto da Silva
159-166
O Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli e a escultura italiana do século XIX
PDF
Priscila Ramos da Silva
167-172
Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras
PDF
Camila Dazzi
173-180
Metodologia de pesquisa na realização da biografia de artistas brasileiros oitocentistas: críticas e propostas
PDF
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
181-188
Grandjean de Montigny: um utópico no trópico
PDF
Denise Puertas de Araújo
189-192
A importância da definição de termos e conceitos na sustentabilidade da “teoria” da restauração de Cesare Brandi
PDF
Patrícia Vargas Lopes de Araujo
193-200
Viajantes do século XIX: uma reflexão sobre as estéticas do pitoresco e do sublime na construção de representações para o Brasil
PDF
Heitor de Assis Júnior
201-208
José dos Reis Carvalho: obras naturalísticas, etnográficas e naturezas mortas
PDF
Maria Cristina Rezende de Campos
209-213
As formas e as reformas da identidade xavante: uma abordagem metodológica
PDF
Nivaldo Alexandre de Freitas
214-220
Luzes e sombras na relação entre arte e psicanálise
PDF
Claudia Valladão de Mattos
221-228
Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea
PDF
Marina Pereira de Menezes
229-233
A inclusão da arte contemporânea no ensino de artes
PDF
Gabriel Girnos Elias de Souza
234-251
Experimentalismo institucional: a experiência interdisciplinar da exposição cidade sem janelas
PDF
Christine Decarli
242-247
A aparição do menino Jesus a Santo Antônio de Pádua do MASP: Santo Antônio ou São Francisco?
PDF
Rita de Cássia Demarchi
248-252
Contribuições de teorias do ensino da arte para a docência de História da Arte no nível superior: reflexões sobre experiências
PDF
Elaine Dias
253-259
“Félix Émile Taunay – cidade e natureza no brasil”: enfrentamentos da pesquisa e metodologia
PDF
Renato Palumbo Dória
260-262
Entre práticas e discursos: questões de método na pesquisa da história do ensino do desenho
PDF
Glaucia Augusto Fonseca
263-267
Ferramenta interdisciplinar de representações bi e tridimensionais: Theo van Doesburg e Andrea Palladio
PDF
Patrícia Bueno Godoy
268-273
A arte decorativa brasileira inspirada na cerâmica Marajoara
PDF
Rose Mary Louzada Gomes
274-280
Arte tecnológica: um percurso brasileiro
PDF
Maximiliano Gutiez
281-288
Evaristo Valle: cor, figura e lirismo
PDF
Priscila Henning
289-297
Questões de autenticidade na era do patrimônio espetacular
PDF
Maria Helena da Fonseca Hermes
298-303
Quem não Pink não Floyd: vestígios da CEU Casa do Estudante Universitário, UFRJ
PDF
Maria Lucila Horn
304-310
Arte e mulher: algumas leituras de contexto
PDF
Raquel Imanishi
311-328
Cidade, memória e literatura na infância Berlinense de Walter Benjamin
PDF
Nancy Kaplan
319-325
O que faltou na torrentina: o período paduano da vida de Andrea Mantegna
PDF
Rita de Cássia Lana
326-329
Freud e a história da arte: notas sobre algumas implicações metodológicas do aporte psicanalítico
PDF
Vanessa Sobrino Lenzini
330-338
As noções de “moderno” na fotografia do foto-cine clube bandeirante
PDF
Flavio Roberto Lotufo
339-349
Processo criativo de Flávio de Carvalho para sua experiência nº3
PDF
Emília Vicente Lourenço
350-355
Resgate da Memória em Cândido Portinari
PDF
Vanessa Rosa Machado
356-363
Anarquia e crítica em Lygia Pape
PDF
Orlando Maneschy
364-370
Rubens Mano e os fluxos luminosos
PDF
Marcelo Mari
371-376
Objetividade, estrutura e correspondência entre os campos do conhecimento
PDF
Fernanda Marinho
377-382
Considerações sobre a obra Madona com menino e São João Batista da fundação Eva Klabin
PDF
Paulo Roberto Masseran
383-392
O barroco sob a luz do modernismo: Lúcio Costa e os jesuítas
PDF
Maria de Fátima da Silva Costa Garcia Mattos
393-397
Representações da belle-époque: a ilusão e as marcas de uma sociedade em transformação
PDF
Renata Baesso Pereira
398-406
De l’état de l’architecture egyptienne considérée dans sons origine, et comparée à l’architecture grecque: origens da arquitetura em Quatremère de Quincy
PDF
Rosa Maria Alves Pereira
407-413
Gabinetes de curiosidades e os primórdios da ilustração científica
PDF
Dalila dos Santos Cerqueira Pinto, Maria Luisa Luz Távora
414-417
A unidade do duplo olhar em Marcelo Grassmann
PDF
Vera Pugliese
418-426
Explorações metodológicas do campo plástico da pintura do pós-guerra
PDF
Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro
426-433
A figura humana fragmentada na pintura contemporânea brasileira
PDF
Suzana Barretto Ribeiro
434-439
Almeida Junior e a fotografia: uma nova dimensão da obra do artista
PDF
Cristina de Toledo Romano
440-445
A igreja de Santa Cecília: as pinturas de Benedito Calixto e de Oscar Pereira da Silva na confluência dos interesses da igreja católica e da elite cafeeira, em São Paulo, no início do século XX
PDF
Artur Simões Rozestraten
446-453
Considerações sobre a figura portando o modelo de arquitetura na arte medieval
PDF
Myriam Salomão
454-461
Itapecerica da Serra – SP: a visualidade e a percepção do núcleo central pela memória iconográfica e comportamental
PDF
Fábio Lopes de Souza Santos
462-469
As neo-vanguardas e a cidade
PDF
Carolina Dellamore Batista Scarpelli, Fabrize Santos Pousa, Neuman Ribeiro de Sá
470-476
O salão bar Brasil de 1936: antevisões do modernismo nas artes plásticas em Belo Horizonte
PDF
Felipe Scovino
477-483
Táticas, circuitos e invenções: dispositivos da ironia na arte contemporânea brasileira
PDF
Mirian Nogueira Seraphim
484-492
Questões de catalogação: o título em Visconti
PDF
Eliane Patricia Grandini Serrano, Nelyse Apparecida Melro Salzedas
493-496
Sobre o ensino da arte: sugestão
PDF
Rosangela de Jesus Silva
497-503
Uma visão da crítica da arte brasileira no século XIX: Angelo Agostini
PDF
Vanessa Biazioli Siqueira
504-510
A imagem fotográfica na arte brasileira: coleção Gilberto Chateaubriand um estudo de caso
PDF
Vera Beatriz Siqueira
511-517
Crítica e cultura nas obras de Volpi, Dacosta e Pancetti
PDF
Carolina Soares
518-524
Possíveis abordagens para um estudo sobre coleções museológicas de fotografia
PDF
Tânia Ribeiro Soares
525-529
Divulgação artístico-científica: a comunicação da pesquisa em arte como ferramenta para a História da Arte Contemporânea
PDF
Veronica Stigger
530-536
Do mito ao rito: novas-velhas categorias para a compreensão da arte moderna
PDF
Marina Takami
537-544
Fotografia na história da arte
PDF
Maurício de Carvalho Teixeira
545-549
Fala cantada: poética e melódica na musicologia de Mário de Andrade
PDF
Christiane Aparecida Tragante
550-556
A identificação nacional nos elementos de O Grande Desfile
PDF
Talita Trizoli, Vera Lúcia Puga
557-564
Roupas de sedução
PDF
Arthur Gomes Valle
565-572
A prática do desenho como instrumento de análise das obras de arte
PDF
Thaís de Fátima Vaz
573-579
Casa de Portinari, lugar de memória
PDF
Paula Ferreira Vermeersch
580-584
Aspectos iconográficos infernais em incunábulos da Divina Comédia
PDF
Daniela Viana, Carlos Alberto Pereira
585-589
A arte da cantaria ao longo da estrada real: as produções do século XVIII no caminho do ouro em abordagens multidisciplinares
PDF
Maria Alice Ximenes
590-595
Corpo e roupa: território da existência e da cultura. Reflexões para o redesenho do corpo feminino no século XIX
PDF
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
596-600
As bienais nacionais 1970-76
PDF