Banner Portal
Contribuições de teorias do ensino da arte para a docência de História da Arte no nível superior: reflexões sobre experiências
PDF

Palavras-chave

História da Arte
Nível superior de ensino
Ensino de arte

Como Citar

DEMARCHI, Rita de Cássia. Contribuições de teorias do ensino da arte para a docência de História da Arte no nível superior: reflexões sobre experiências. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 248–252, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3702. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3702. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

Este trabalho busca compartilhar reflexões e metodologias advindas da docência da disciplina História da Arte junto a alunos de cursos nas áreas de Arte e Desenho Industrial em uma faculdade particular da cidade de São Paulo, nos anos de 2002 a 2005. A grande maioria dos alunos demonstrou inicialmente pouca familiaridade com a História da Arte e a principal expectativa em relação ao curso era a de aquisição de meios para reconhecer estilos e obras. Esse fato suscitou questionamentos: Como levar os alunos a perceberem que a apreciação vai muito além do mero reconhecimento? Como favorecer as relações entre as suas próprias vivências e os saberes da História da Arte, sem cair em uma visão reducionista? As reflexões acerca da mediação da arte (Martins, 2001) levaram a docente à busca de metodologias que visassem a experiência estética (Dewey, 1980) e conseqüentemente, a interação dos alunos com conteúdos desconhecidos pela grande maioria, rumo à construção de um saber sensível e significativo (Maffesoli, 1998 e Duarte, 2001). Com base na Fenomenologia, antes de trabalhar com conceitos dos teóricos da História da Arte, realizaram-se experiências de leitura de obra (metodologia de Ott), onde foi valorizada a percepção primeira dos alunos sobre as imagens. O desenvolvimento do trabalho indica que essas teorias do Ensino de Arte se mostraram como possibilidades enriquecedoras para a docência de História da Arte, e merecem investigação aprofundada acerca de suas possibilidades.

PDF

Referências

COLI, Jorge.O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2000.(15.ed.)

DEMARCHI, Rita de Cássia. Encontros Sensíveis: experiências de mediação da obra pública Estação Sumaré no metrô de São Paulo. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes/UNESP.

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Coleção Os Pensadores)

DUARTE, João Francisco Jr. O sentido dos sentidos : a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

MARTINS, Mirian Celeste. Aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Reginaldo di Piero. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971 OTT, Robert Wilson. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte educação: leitura do subsolo. São Paulo, Cortez, 1997.

RIZZI, Christina. Contemporaneidade (mas não onipotência) do Sistema de Leitura de Obra de Arte - Image Watching. In: Boletim Arte na escola. São Paulo: Fundação Iochpe, nº 22, março 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Rita de Cássia Demarchi