Abstract
O Cemitério da Saudade de Campinas (1881) pode ser considerado um museu a céu aberto por abrigar túmulos construídos para perpetuar a memória dos cidadãos campineiros desde sua fundação até hoje. Essas construções além de representarem a relação do homem com a morte, materializam os valores estéticos do período em que foram construídos e por isso é parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. A arte funerária brasileira em geral possui características comuns em todo o país, porém, cada região apresenta suas especificidades. Em Campinas, as construções do Cemitério da Saudade foram projetadas e executadas por artistas-artesãos imigrantes ou descendentes de imigrantes, sendo portanto, influenciadas pela arte funerária européia. Esse trabalho mostra que é possível identificar características peculiares a cada artista-artesão, por meio dos túmulos e materiais empregados nos trabalhos dos principais construtores que atuaram no período entre 1881 e 1950 - Giuseppe Tomagnini, Família Vélez, e Irmãos Coluccini.
References
ALBUM DE CAMPINAS. (org. Agnaldo Pinto de Oliveira, Pompeo Cullio Sob, José Garcia Filho), Campinas:1939
ÁRIES, Phiilippe. O Homem Diante da Morte. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981. vol I e II
BORGES, Maria Elizia. Arte funerária no Brasil (1890-1983): oficio de marmoristas italianos em Ribeirão Preto. Belo Horizonte: C/Arte, 2002.
FERGUSON, George. Signs and symbols ia christan art. New York: Oxford University, s/d.
KEISTER, Douglas. Stories in Stone – a field guide to cemetery symbolism and iconography. Utah: Gibbs Smith, 2004.
REZENDE, Eduardo Coelho Morgado. O céu aberto na terra: uma leitura dos cemitérios de São Paulo na geografia urbana. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Curso de pós-graduação em Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004
RIO DE JANEIRO. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro/Centro de Arquitetura e Urbanismo. Guia de arquitetura art déco no Rio de Janeiro. Org José Czajkowski. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000. www.cilage.com.br acesso em 35 de agosto de 2007.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Halima Alves de Lima Elusta