Banner Portal
n. 4 (2008): A arte e a História da Arte entre a produção e a reflexão
A arte e a História da Arte entre a produção e a reflexão

Coordenação Geral: Marcelo Hilsdorf Marotta. Organizadores: Cleusa Gomes, Fernanda Marinho, Juam Carlos Thimótheo, Monica Villares Ferrer, Raphael Fonseca, Robson Orzari Ribeiro, Silvia Cristina Denardi Roveroni, Stela Politano.

Comunicações

Marianna Ramos Boghosian Al Assal
3-13
Arquitetura como meio para a construção identitária: o estilo neocolonial nas escolas práticas de agricultura do estado de São Saulo
PDF
Juliana de Souza Silva Almonfrey
14-21
Cruzamentos entre a teoria e produção artística: uma abordagem da experiência de uma prática teorizada pelo artista pós-moderno
PDF
Rafael Borges Aloan
22-28
A organologia e a adaptação timbrística na música armorial
PDF
Eliana Ambrosio
29-35
Cenografias presepiais: estrutura compositiva e iconografia
PDF
Raquel Carneiro Amin, Lucia Reily
36-42
Artistas colecionadores de desenhos infantis
PDF
Fernanda Santos Gentil Araújo , Jair Diniz Miguel
43-54
Arquitetura rural e cultura sertaneja no Rio Grande do Norte
PDF
Lina Alves Arruda
55-66
We won’t play nature to your culture : questões de gênero na obra de Barbara Kruger
PDF
Maria Berbara
67-76
Considerações sobre o confronto quinhentista paisagem/figura: Francisco de Holanda e domenicus lampsonius
PDF
Sílvia Barbosa Guimarães Borges
77-87
Milagres contra a heresia na igreja do convento de Santo Antônio de Recife
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
88-92
O artista e o seu meio social: considerações acerca da pintura auto-retrato com cigarro de Edvard Munch
PDF
Luciana Bosco e Silva
93-98
Instalação: efemeridade e memória
PDF
Angela Brandão
99-105
O trono e as cinco cadeiras episcopais do século XVIII: uma trajetória museológica
PDF
Elisa Byington
106-116
À sombra de Leon Battista Alberti: a critica de arte em meados do século XVI
PDF
Stefania Caliandro
117-127
Para uma análise das obras de net arte
PDF
Cláudio Umpierre Carlan
128-132
Arte monetária e suas interpretações
PDF
Humberto Farias Carvalho
133-142
O tempo e as obras de arte: considerações acerca da possibilidade de conservação de arte contemporânea
PDF
Ana Beatriz Soares Cascardo
143-150
Graffiti contemporâneo: o consumo assumido
PDF
Fábio Vergara Cerqueira
151-185
Evidências iconográficas da participação de mulheres no mundo do trabalho e na vida intelectual e artística na Grécia antiga
PDF
Jorge Coli
186-189
Notas para uma distinção entre a noção de artista e de autor
PDF
Soraya Aparecida Álvares Coppola
190-200
Os tecidos e sua conservação: interfaces entre a história da arte e da cultura, as teorias de conservação e restauro e os museus
PDF
Patricia Leal Azevedo Corrêa
201-211
Sobre o conceito de blank form: uma leitura minimalista de Duchamp
PDF
Tania Maria Crivilin
212-221
Claras invisibilidades: reflexões acerca da obra o importuno de Almeida Junior
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
222-229
Mulheres de Chassériau
PDF
Marivaldo B. da Silva
230-239
Produção artística e movimentos sociais: a questão do índio e do meio ambiente nos domínios da festa do boi-bumbá de Parintins
PDF
Priscilla Ramos da Silva
240-248
Os acionistas vienenses: revolucionários ou perversos?
PDF
Aurélia Tâmisa Silvestre de Alencar
249-257
Historicismo e Archimedes memória
PDF
Angela Prada de Almeida
258-263
Identidade e representação: subversões teóricas em forma de retratos das seis esposas do rei Henrique VIII
PDF
Marcelina das Graças de Almeida
264-274
Os irmãos Oliveira Ferreira: arte nos cemitérios portuenses
PDF
Delson Aguinaldo de Araujo Junior
275-286
A pintura de perspectiva no forro das igrejas da comarca de vila do príncipe
PDF
André Luiz de Araújo
287-295
Farnese: uma história do corpo na arte contemporânea (1964-1976)
PDF
Adriana Gonçalves de Carvalho
296-302
O retrato do conde-duque de Olivares
PDF
Aline Vieira de Carvalho, Pedro Paulo Abreu Funari
303-309
Patrimônio e diversidade : algumas questões para reflexão
PDF
Gustavo Campos de Carvalho
310-316
Um debate sobre o parnaso de Mantegna
PDF
Larissa Sousa de Carvalho
317-327
A questão da indumentária em obras de Sandro Botticelli
PDF
Rosane Andrade de Carvalho
328-335
Hieróglifos: farpa como metáfora
PDF
Patricia Souza de Faria
336-346
O sagrado e o monstruoso: a arte religiosa indiana na imaginação de cronistas europeus do século XVI
PDF
Cristina Pierre de França
347-353
Hélio Oiticica: a tecnologia enviesada
PDF
Esequias Souza de Freitas
354-363
Tapete de serragem da semana santa: aspectos desenhísticos de uma tradição da cidade de Ouro Preto
PDF
Nivaldo Alexandre de Freitas
364-372
Psicanálise e mímesis com base na teoria crítica
PDF
Francisco Palmeira de Lucena
373-387
Arquivo, arte & arquitetura: memorial aos judeus assassinados da Europa
PDF
Magno Moraes de Mello
388-407
O modelo Pzziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790)
PDF
Ana Marcela França de Oliveira
408-414
Arte e vida em mirrored cubes e na música de mobiliário: tensões no entorno
PDF
Gabriel Girnos Elias de Souza
415-425
O artístico, o político e o urbano na experiência do projeto arte/cidade em São Paulo
PDF
Sylvie Deswarte-Rosa
426-505
Luz e sombra: Athanasius Racynski au Portugal, 1842-1848
PDF
Elaine Dias
506-513
Os escritos de Quatremère de Quincy, Percier e Fontaine nos discursos de Félix-Émile Taunay
PDF
Renato Palumbo Dória
514-519
Entre retratos, paisagens, alegorias e histórias: a sobrevivência dos gêneros na arte brasileira contemporânea
PDF
Magali dos Reis
520-527
À imagem e semelhança: as mudanças e permanências na figuração de crianças nas pinturas de Eliseu Visconti, Vicente do Rego monteiro, Lasar Segall e Tarsila do Amaral
PDF
Nívia Valéria dos Santos
528-534
A vanguarda em Hélio Oiticica: uma revolução no conceito estrutural de obra de arte
PDF
Vivian Palma Braga dos Santos
535-543
A preservação do patrimônio artístico: mapeamento dos bens móveis tombados do modernismo brasileiro
PDF
Halima Alves de Lima Elusta
544-553
Visita ao cemitério da saudade de Campinas – SP
PDF
Jean Carlo Faustino
554-569
A história vista debaixo da viola de Tião Carreiro
PDF
Paula Ferrari
570-578
A história da Arte de Araújo Porto-Alegre
PDF
Beatriz Rodrigues Ferreira
579-586
O tempo criador: análise da poética da decomposição na obra fotográfica de Éric Rondepierre
PDF
Mônica Villares Ferrez
587-600
Música de fundo na fotografia de Marucha
PDF
Raphael Fonseca
601-608
Do tirar polo natural: relações possíveis
PDF
Marcela Regina Fórmico
609-633
A arena da ilusão: a representação do gladiador dentro da linguagem cinematográfica - Spartacus (Stanley Kubrick, 1960) e Gladiador (Ridley Scott, 2000)
PDF
Haroldo Gallo
634-640
Conservação e inovação: referências centrais para as políticas públicas do patrimônio
PDF
Fabiana Gameiro
641-649
Gestão dos bens culturais: estudo de caso engenho poço comprido – Vicência/PE
PDF
Vitor Hugo Gorino
650-657
Gravura moderna brasileira: Darel e a fotografia
PDF
Helio Herbst
658-672
Sob as colunas do ministério da educação, a construção do homem brasileiro
PDF
Lilian de Angelo Laky
673-687
As moedas de Olímpia e a consolidação da imagética de Zeus na Grécia clássica
PDF
Pedro Queiroz Leite
688-704
Em busca das fontes: Ataíde e os livros estampados dos séculos XVIII e XIX
PDF
Valéria Alves Esteves Lima
705-712
Anotações em torno de uma correspondência: Debret e Porto Alegre
PDF
Roberta Ilha Lisboa
713-724
A dialética da arquitetura modernista inserida em sítios históricos
PDF
Marcos Felipe de Brum Lopes
725-734
Fósseis, arte e fotografia: sobre a intenção na produção da imagem
PDF
Neide Marcondes
735-741
Arte contemporânea: poéticas em mundo líquido
PDF
Fernanda Marinho
742-750
A virgem amamentando o menino e são João Batista criança em Adoração do Museu de Arte de São Paulo: discussões em torno da identidade de Giampietrino
PDF
Alexandre Ragazzi
939-945
Controvérsias acerca do uso de modelos plásticos auxiliares para a pintura: Michelangelo e os afrescos da sistina
PDF
Hudson Lucas Marques Martins
751-759
Diálogos entre política e arte: Jean-Jacques Rousseau e a pintura Rococó
PDF
Jair Diniz Miguel
760-769
Das estepes aos sertões: Lubok e cordel na construção da visualidade popular
PDF
Alexander Gaiotto Miyoshi
770-774
Moema: a pintura de uma personagem literária
PDF
Denis Donizeti Bruza Molino
775-778
Simbolismo e sugestão
PDF
Ana Cristina Celestino Montenegro
779-785
Li livres dou tresor de Brunetto Latini: possibilidade de aproximação com os afrescos do bom e do mau governo
PDF
Bárbara Lopes Moraes
786-790
Levantamento e descrição dos escritos sobre as artes plásticas, moderna e contemporânea, em Goiás (1980-2007)
PDF
Bruno Gustavo Muneratto
791-797
Transformação no conceito de espaço: o móbile de Alexander Calder, a arquitetura nova nacional, a crítica de Mário Pedrosa em seus interdiálogos
PDF
Cristiane Maria Rebello Nascimento
798-811
Da fábrica que falece à cidade de Lisboa: Francisco de Holanda entre os Mirabilia e os guias topográficos de Roma
PDF
Liszt Vianna Neto
812-821
Habitus e o ponto de inflexão de Panofsky: teoria e metodologia da História da Arte no século XX
PDF
Anamaria Ruegger Almeida Neves
822-829
Reflexões sobre o tratamento pictórico em obras de arte
PDF
Felipe Barcelos de Aquino Ney
830-837
A solidão por trás da obra de arte: a city de Michael Heizer
PDF
Virgínia de Fátima de Oliveira e Silva
838-847
O caráter de registro da gravura de Henrique Oswald: um olhar sobre a cidade de Salvador
PDF
Felipe Martins Paros
848-860
Decifrando códigos: entendendo o papel e o lugar da revista Código no cenário da poesia visual brasileira das décadas de 70, 80 e 90 do século XX
PDF
Helenira Paulino
861-868
Utopias para o século XXI: uma investigação sobre a série Tribute 21 de Robert Rauschenberg
PDF
Mariana Gomes Paulse
869-877
León Ferrari: forma e crítica na série releitura da Bíblia
PDF
Fabiane Sartoretto Pavin
878-887
Hibridação na arte contemporânea: uma abordagem a partir da poética digital de Sandra Rey
PDF
Arthur Custódio Pecini
888-893
Artistas e artesãos e a constituição de um “campo” artístico em Florença no século XV
PDF
Ana Paula Giardini Pedro
894-904
Corpo humano, coluna e ordens no tratado de Francesco di Giorgio
PDF
Karin Philippov
905-912
A produção gráfica de Rockwell Kent no Brasil
PDF
Antonio Marcos Gonçalves Pimentel
913-922
Apolo e Daphne de Bernini: verossimilhança da literatura mitológica latina na escultura barroca
PDF
Stela Politano
923-938
Transparência no MASP: exposições didáticas
PDF
Anna Maria Rahme
946-951
Musa impassível cumpre destino mítico
PDF
Kadiana Raposo
952-961
A aventura de Georg Simmel em Piero Della Francesca
PDF
Daniela Maura Ribeiro
962-974
A encenação em German Lorca: uma reflexão sobre arte e produção fotográfica
PDF
Bráulio Romeiro
975-980
Da “terra dos cristais” a “entropia tornada visível”: as paisagens de Robert Smithson
PDF
Nilcileia da Silva Rosário
981-990
Entre a literatura e a arte: o mito da fundação de Roma no olhar de Virgílio e Bernini
PDF
Silvia Cristina Denardi Roveroni
991-998
Arquitetura moderna de Campinas: o caso centro de convivência cultural
PDF
Artur Simões Rozestraten
999-1008
As caçadoras-de-cabeças e os desafios da interpretação de imagens artísticas
PDF
Paula Salazar
1009-1019
A História da Arte como base para a construção de personagens ficcionais na teledramaturgia e no cinema
PDF
Nelyse Ap. Melro Salzedas
1020-1024
Mídia, musa e arte: o painel de Di Cavalcanti
PDF
Renata Favarin Santini
1025-1038
Pesquisa em trajetória de artista: tecendo relações com a História da Arte brasileira a partir da poética da obra de Carlos Vergara
PDF
Paloma Oliveira de Carvalho Santos
1039-1050
O espaço expositivo e o tempo de reflexão: deslocamentos e percursos nas experiências contemporâneas das fundações Iberê Camargo, em Porto Alegre e Chinati, no Texas, EUA
PDF
Melina Almada Sarnaglia
1051-1060
Disposições afetivas: considerações sobre o museu de arte hoje
PDF
Gloria Georgina Seddon
1061-1071
Aby Warburg e a poetização da História da Arte um ensaio
PDF
Mirian Nogueira Seraphim
1072-1083
A reprodução da obra de arte e seu caráter essencial
PDF
Eliane Patrícia Grandini Serrano
1084-1091
A cultura muralista na América Latina: os painéis de Di Cavalcanti e a técnica do mosaico
PDF
Juliana de Souza Silva
1092-1101
Da ampliação do acesso à arte na França de meados do século XVIII e início do século XIX
PDF
Thomaz de Almeida Simões
1102-1111
Warburg em reverso
PDF
Angela Maria Soares Mendes Taddei
1112-1119
Notas sobre o auriverde pendão
PDF
Philippe Racy Takla
1120-1132
Introdução ao esquema decorativo da sala do trono do palácio do Rei Ashurnasirpal II
PDF
Jordana Falcão Tavares
1133-1142
Graffiti o muro, a parede, a universidade e até a galeria
PDF
Bernadette Rubim Teixeira
1143-1148
Galeria Homero Massena: 30 anos
PDF
Marcelo Téo
1149-1162
Analogias entre cor e som na pintura: de Delacroix a Seurat
PDF
Giulia da Rocha Tettamanti
1163-1172
A fontegara de Silvestro Ganassi e a teoria das proporções na época de Andrea Gritti (1523-1538)
PDF
Fernanda Lopes Torres
1173-1183
O monocromo por Yves Klein: o pintor demonstra o vazio como o “valor real” do quadro
PDF
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
1184-1194
Os salões de arte contemporânea de Campinas inseridos no contexto ampliado das exposições ocorridas entre os anos 1960 -70
PDF
Maria Luiza Zanatta
1195-1205
Francisco de Holanda entre a produção e a reflexão sobre a cidade
PDF
Fabiola do Valle Zonno
1206-1216
Campo ampliado : desafios à reflexão contemporânea
PDF
Simone Rocha de Abreu
1217-1228
A produção artística como fábula: um estudo de algumas obras de Frida Kahlo
PDF