Banner Portal
Li livres dou tresor de Brunetto Latini: possibilidade de aproximação com os afrescos do bom e do mau governo
PDF

Palavras-chave

Brunetto Latini
Tesouro
Ambrogio Lorenzetti

Como Citar

MONTENEGRO, Ana Cristina Celestino. Li livres dou tresor de Brunetto Latini: possibilidade de aproximação com os afrescos do bom e do mau governo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 779–785, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3947. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3947. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

Apresentarei a enciclopédia medieval Li livres dou Trésor, escrita pelo letrado florentino Brunetto Latini, provavelmente na década de 1260. O objeto da minha pesquisa de mestrado é buscar as relações possíveis entre essa enciclopédia e os afrescos do Palazzo Pubblico de Siena, de Ambrogio Lorenzetti, datados aproximadamente de 1340. A relação entre as duas obras é feita por alguns historiadores da arte, como Maria Monica Donato, Randolph Starn e Nicolai Rubinstein, em razão do tema comum de ambas: os saberes necessários para um bom governo. Nessa comunicação pretendo tratar da enciclopédia, fazendo uma aproximação com a pintura na conclusão. O texto está dividido em três livros. O primeiro trata de história natural. O segundo livro trata de vícios e virtudes. Divide-se em duas partes: a tradução da ética de Aristóteles e uma ética do próprio Brunetto. O terceiro livro trata de política. Também tem duas partes: uma retórica que é praticamente uma tradução do livro primeiro do De Inventione de Cícero e uma compilação de modelos de discursos e falas, uma ars dictaminis. Além das ligações evidentes em função dos assuntos tratados: as virtudes e os vícios, por exemplo, sugiro que talvez seja possível fazer um paralelo entre as duas obras por tratarem-se de “tesouros”, ou seja, obras em que se procura reunir todos os assuntos, tirando das autoridades e compondo como Zêuxis compôs sua Helena.

PDF

Referências

AMBROGIO, Lorenzetti. Ambrogio Lorenzetti: Il buon governo. Apresentação Enrico

Castelnuovo; texto de Maria Monica Donato e Furio Brugnolo. Milão: Electa, 1995.

CHABAILLE, P. Introdução [a Li Livres Dou Tresor]. Paris: Imprimerie Impériale, 1863.

RUBINSTEIN, Nicolai. Le allegorie di Ambrogio Lorenzetti nella sala Della pace e il pensiero politico del suo tempo. in Rivista storica italiana, anno CIX, fascicolo III, p. 781.

SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. Traduzido por Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Motta.

STARN, Randolph. Ambrogio Lorenzetti: Palazzo Pubblico a Siena. Torino: Società Editrice Internationale, 1996.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Ana Cristina Celestino Montenegro